segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

1ª corrida da Feira de Cali foi um êxito... mas Ferreira Paulo teve que sair escoltado pela Polícia!

A primeira corrida da Feira de Cali (Colômbia) foi um êxito, "El Fandi" cortou quatro orelhas e Joselito Adame indultou um toiro da ganadaria do antigo matador César Rincón, outro foi premiado com volta ao ruedo... mas no final o presidente (director de corrida), o português José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) - na foto de cima, durante o sorteio que antecedeu o espectáculo - teve que sair da praça escoltado pela Polícia porque as opiniões se dividiram e houve quem não aceitasse o facto dele não ter mandado recolher um toiro que saíu à arena evidenciando uma aparente deficiência.

"O toiro não tinha nada, apenas uma cãibra e não o troquei, acabou por recuperar, mas as opiniões dos aficionados dividiram-se. Houve uma espectacular, respeitosa e muito bem argumentada discussão de duas posturas não coincidentes, de lado a lado, para com a corrida de ontem, muito obrigado porque isso enriqueceu a minha competência enciclopédica... mas saí escoltado...", contou ao "Farpas" o empresário e apoderado Ferreira Paulo.

A corrida foi um êxito, para o que muito contribuíram os toiros da ganadaria Las Ventas del Espírito Santo, propriedade do antigo matador de toiros César Rincón. O primeiro toiro de "El Fandi", de nome "Cazador", nº 628, com 508 quilos, foi premiado com volta à arena; e o sexto, "Formal", nº 541, com 510 quilos, foi indultado por Joselito Adame. O crítico David Jaramillo, do site cultoro.es, que se encontra em Cali a fazer a cobertura da feira, destaca que houve outro toiro de bandeira, o terceiro, de nome "Analítico", mas que não teve direito a prémio.

O rejoneador espanhol Óscar Borjas, que enfrentou dois toiros da ganadaria Salento, foi silenciado no seu primeiro e escutou algumas palmas no segundo. "El Fandi" foi premiado com as duas orelhas de cada um dos seus toiros; Joselito Adame cortou uma ao primeiro do seu lote e indultou o segundo, "cortando" simbolicamente as duas orelhas; e o matador colombiano José Arcila, toureiro de Manizalesmatou mal os seus dois toiros, sendo silenciado no primeiro e escutando palmas no outro. 

A praça de Cañaveralejo registou meia entrada da lotação permitida. Foi, diz Cachapim, "uma extraordinária tarde de toiros, uma tarde para recordar, com quatro excelentes toiros de César Rincón e um de bandeira (indultado), uma faena boa de Adame e duas agradáveis de 'El Fandi'".

Hoje realiza-se a segunda corrida, com toiros de Juan Bernardo Caicedo e os matadores António Ferrera, "Guerrita Chico" (que se despede das arenas) e Roca Rey.

Fotos D.R, e www.tauroemocioncolombia.com

"El Fandi" cortou quatro orelhas

Joselito Adame indultou um toiro de César Rincón 
"El Fandi" e Adame ontem em ombros em Cali
Divisão de opiniões entre o público por Cachapim não ter
devolvido aos currais um toiro que afinal só tinha tido uma
cãibra e depois acabou por recuperar