sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Natal triste: morreu o Maestro António Badajoz

Triste Natal este: morreu o Maestro António Badajoz, com 93 anos, uma das maiores referências do toureio nacional e um dos mais destacados e eficientes bandarilheiros da nossa História.

Natural de Coruche, onde nasceu a 22 de Setembro de 1928, António Pereira Cipriano tomou a alternativa no Campo Pequeno a 9 de Setembro de 1949, apadrinhado por José Segarra, tendo-se despedido das arenas igualmente no Campo Pequeno, a 5 de Setembro de 1991, noite em que concedeu a alternativa ao bandarilheiro Pedro Gonçalves.

António Badajoz actuou um pouco por todo o mundo taurino, onde foi respeitado e onde se consagrou como um dos melhores do seu tempo, integrado nas quadrilhas das maiores figuras do toureio de Portugal, como os cavaleiros Mestre João Núncio, Luis Miguel da Veiga, José João Zoio, Emídio PintoManuel Jorge de Oliveira e Paulo Caetano e os matadores de toiros Francisco Mendes, Manuel dos Santos, José Júlio e José Trincheira, entre outros.


Foi também apoderado de nomes grandes da nossa tauromaquia, entre os quais José João Zoio, cuja carreira dirigiu ao longo de vários anos.


Com seu irmão Manuel Badajoz (também já falecido e que integrou com José Tinoca e Manuel Barreto a célebre Quadrilha Maravilha de Manuel dos Santos), também bandarilheiro, fundou na década de 60 a célebre escola de toureio em Coruche da qual saíram matadores de toiros como Joaquim Marques, José Simões, José Falcão, Óscar Rosmano, Vitor Mendes e "Parreirita Cigano" e também o mexicano Enrique Fraga, bem como vários bandarilheiros.


Na temporada de 2014, a então empresa da praça do Campo Pequeno outorgou-lhe o Galardão Prestígio, que recebeu na arena da primeira praça do país no ano seguinte.


António Badajoz vivia há alguns anos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Coruche, onde hoje faleceu.


Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres, que só deverão ter lugar no início da próxima semana.


Que em paz descanse.


Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z, Emílio de Jesus/Arquivo, Ricardo Relvas e D.R.


2015 no Campo Pequeno com a Drª Paula Resende, quando
foi homenageado com o Galardão Prestígio. A última vez em
que pisou a arena da primeira praça do país
Numa outra homenagem em Coruche, por
iniciativa do Círculo de Amigos Taurinos
presidido por Ricardo Relvas
Manuel Badajoz e António Badajoz ladeando Augusto Gomes Jr.
depois de um almoço em Coruche no 99º aniversário do
saudoso matador de toiros, segundo da nossa História

Um grande par de bandarilhas na Monumental do México