domingo, 19 de dezembro de 2021

Augusto Gomes Júnior nasceu há 108 anos

Augusto Gomes Júniorprimeiro novilheiro português que actuou de luces em Espanha e segundo matador de toiros da nossa História (podia ter sido o primeiro, mas uma cornada obrigou a adiar a alternativa para cinco meses depois da de Diamantino Viseu) nasceu há 108 anos.

Nascido no Montijo em 19 de Dezembro de 1913, Augusto Gomes Júnior estreou-se como bandarilheiro amador no ano de 1936 na praça do Sobral de Monte Agraço, tomando a alternativa no ano seguinte no Campo Pequeno.

No ano de 1938 apresentou-se no Campo Pequenojá como novilheiro e no início da década de 40 estabeleceu-se em Espanha disposto a tomar a alternativa de matador de toiros. A 21 de Junho de 1942 toureou como novilheiro em Pamplona, sendo o primeiro português a fazê-lo, mas uma grave cornada sofrida em Tafalla obrigou-o a um interregno de quatro anos e impediu-o de ser o primeiro português a receber a alternativa de matador de toiros, que acabou por ser Diamantino Vizeu a 23 de Março de 1947 em Barcelona.

Augusto Gomes recebeu a alternativa cinco meses mais tarde, em Constantina (Espanha), a 10 de Agosto desse mesmo ano de 1947, precisamente dezoito dias antes de "Manolete" morrer em Linares. O grande António Bienvenida foi o seu padrinho de alternativa e os toiros pertenciam à ganadaria Natera.

Um ano antes da alternativa, em 1946, Augusto Gomes Júnior já se apresentara em Madrid, tendo sido também o primeiro espada português a estoquear um toiro nessa praça. Toureou e triunfou no Perú, na Colômbia, na Venezuela, em Angola e em Macau, mas no ano de 1951 decidiu renunciar à alternativa de matador de toiros, regressando à categoria de bandarilheiro, chegando a integrar durante muitas épocas a quadrilha do famoso cavaleiro José Mestre Batista.
 
Ensinou a sua arte a muitos jovens candidatos a toureiros na desaparecida Escola Arena, que funcionou em Lisboa. Posteriormente, foi um competente director de corrida.

Augusto Gomes Júnior era pai do antigo cabo dos Forcados Amadores de LisboaJosé Luis Gomes e avô do matador de toiros Manuel Dias Gomes e dos forcados Pedro Maria Gomes (actual cabo do Grupo de Lisboa) e Gonçalo Maria Gomes e também da jovem e grande aficionada Madalena Dias Gomes.

Augusto Gomes Júnior morreu com 100 anos em Lisboa, a 3 de Outubro de 2014.

Recordamos a sua memória e rendemos homenagem a uma das maiores personalidades do mundo português da tauromaquia do último século.

Fotos D.R.

Concedendo uma entrevista a Miguel Alvarenga para o jornal
"O Diabo" em 1985, aquando da morte de José Mestre Batista
No início do novo século, recebendo das mãos de Francisco
Morgado o Troféu Prestígio com que o "Farpas" o homenageou
Há uns anos, fotografado na Ilha Terceira por
Miguel Alvarenga com seu filho José Luis Gomes
e seus netos Gonçalo Maria Gomes e Manuel 
Dias Gomes (hoje, consagrado matador de toiros)
A última faena, em 1999 em Mourão. Tinha 86 anos