quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

México: praça de Juriquilla reabre com corridas de alta categoria

Após dois anos inactiva, pela pandemia, a praça mexicana de Juriquilla (Querétaro) volta a dar toiros em Janeiro e o empresário Juan Arturo Torres Landa (El Pollo) anuncia que o regresso será "pela porta grande e com cartéis de luxo com as máximas figuras da actualidade".

O empresário e proprietário da praça de Juriquilla fez a apresentação dos cartéis numa conferência de imprensa em que esteve acompanhado por Pablo Moreno (da empresa Casa Toreros), pela ganadera Laura de Villasante (proprietária da divisa Carranco), pelo matador de toiros queretano Diego San Román (que fará a sua apresentação na sua terra depois de ter recebido no passado dia 12 a alternativa na Monumental do México), pelo novilheiro Arturo Gilio e pelo matador de toiros retirado Ricardo Vielma (foto de cima).

"Eu creio que a Festa em Juriquilla volta pela porta grande. Daremos três festejos, como sempre, com a máxima categoria e todos os toureiros anunciados têm justificação para estar em cada um dos cartéis", referiu El Pollo.

A primeira corrida será a 14 de Janeiro, um mano-a-mano entre o grande triunfador da temporada espanhola e a primeira figura mexicana, Morante de la Puebla e Joselito Adame, com toiros de Barralva. O empresário referiu que esta corrida é dada em parceria com Pablo Álvarez (Palillo), o empresário que assinou uma exclusiva para três corridas no México com Morante, lembrando ainda que este foi precisamente o mesmo cartel da última corrida que se celebrou em Juriquilla, em 2019, antes da praça encerrar pela pandemia.

A segunda corrida será a 28 de Janeiro e com oito toiros, seis de Los Encinos e dois de Carranco (para a lide a cavalo), com cartel formado pelos matadores António Ferrera, "El Juli" e Diego San Román e pelo rejoneador Emiliano Gamero. "Um cartel digno de qualquer praça do mundo", referiu o empresário.

Por fim e porque, disse, "é preciso apoiar os novos toureiros", realizar-se-à uma novilhada a 29 de Janeiro com  os novilheiros mexicanos Juan Pedro Llaguno e Arturo Gilio e os espanhóis Manuel Perera e Jorge Martínez, estreando-se a ganadaria de Rio Tinto, de Miguel Barroso.

Fotos D.R.