segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Conselho de Ministros antecipado para amanhã: serão anunciadas novas medidas para travar preocupante avanço da pandemia

Manchete de hoje do jornal "i"

Depois de alguns responsáveis avalizados, caso de André Peralta-Santos (antigo director dos serviços de Informação e Análise da DGS), terem chamado hoje a atenção para o facto de "estarmos a cometer os mesmos erros do Natal passado", o Conselho de Ministros agendado para quinta-feira foi antecipado para amanhã, terça, sendo no final anunciadas novas medidas para travar o preocupante avanço da pandemia de Covid-19.

Segundo a imprensa, uma das medidas tidas como garantida é o encerramento das discotecas já na passagem de ano e muito provavelmente também dos bares, não estando ainda afastada a hipótese de antecipar a chamada semana de contenção (prevista para os primeiros dias do próximo ano) para logo depois do Natal, ou seja, já a próxima semana.

Para já, não está prevista a obrigatoriedade de um novo confinamento ou a limitação de circulação. Pode vir a ser alargada a situação de necessidade de testagem obrigatória para ter acesso a determinados locais onde por agora é suficiente a apresentação do certificado de vacinação.

Podem ainda vir a ser anunciadas novas regras para os espectáculos culturais, o que incluirá as corridas de toiros e que podem voltar a afectar a sua realização nos primeiros meses do ano de 2022, voltando a reduzir-se a lotação das praças.