terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Polémica: Nuno Pardal esclarece "Caso Moura Caetano"

Nesta comunicação enviada ao "Farpas" e que publicamos a seguir na íntegra, o presidente da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, Nuno Pardal (foto de baixo) esclarece a situação ontem aqui levantada por Miguel Alvarenga na rubrica "Coisas que Eu Sei..." sobre o número de actuações do cavaleiro João Moura Caetano na temporada de 2022 e os respectivos pagamentos ou não pagamentos em Portugal das corridas feitas em Espanha


"Caro Miguel

"No seguimento da notícia dada pelo "Farpas" sobre a polémica do número de actuações do cavaleiro Moura Caetano versus o pagamento das actuações do estrangeiro, gostaria de esclarecer o seguinte.


"A Associação Nacional de Toureiros decidiu que a partir deste ano fosse feita a distinção entre actuações realizadas em Portugal e actuações no estrangeiro.


"Para a ANDT importa essencialmente o número realizado em Portugal, sem contudo menosprezar actuações além-fronteira. Por essa razão apresentamos na estatística as actuações em separado.


"O pagamento das actuações quer em Portugal, quer no estrangeiro, serve única e exclusivamente para o artista estar coberto pelo seguro do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses.


"O pagamento em Portugal é obrigatório, contudo no estrangeiro, e após mudança do regulamento interno, o report das actuações, assim como o pagamento, é facultativa.


"Cabe ao artista optar pela inclusão das actuações no estrangeiro, que contam única e exclusivamente para a média interna que tornam possível uma maior cobertura assistencial assim como o acesso a outros apoios ou subsídios.


"Para terminar, e sem entrar em polémica, a informação de que foi solicitado várias vezes o NIB do Fundo de Assistência para o pagamento das actuações do estrangeiro, não é verdadeira.


"O NIB foi enviado, logo após a verificação do número de actuações, no dia 14 de Outubro, conforme pode ser verificado na imagem (e-mail) que envio em anexo (em baixo)".


Nuno Pardal

Presidente da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses


Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e las-ventas.com