domingo, 19 de dezembro de 2021

Ruiz Miguel cortou há 50 anos o último rabo a um toiro na Real Maestranza de Sevilha

O Maestro Francisco Ruiz Miguel, que foi um dos últimos grandes ídolos da aficion portuguesa, foi homenageado na passada quinta-feira na Real Maestranza de Sevilha no ano em que se cumpre o 50º aniversário do último rabo cortado a um toiro nessa mítica praça.

Ruiz Miguel foi o autor dessa façanha, há meio século, na tarde de 25 de Abril de 1971. Cortou as duas orelhas e o rabo ao toiro "Gallero", nº 100, com 521 quilos, da emblemática ganadaria Miura. "Era a primeira vez que toureava Miuras e esse triunfo abriu-me as portas da profissão", recordou o toureiro de San Fernando, Cádiz. Actuou nessa tarde em Sevilha a substituir José Martínez "Limeño", que se lesionara dias antes.

A homenagem decorreu na Sala de los Carteles da Real Maestranza de Sevilha e o acto foi presidido por Miguel Serrano, presidente da Aula Prática (associação para o fomento da Festa entre a juventude), e apresentado pelo jornalista Emílio Trigo. Usaram da palavra, entre outros, os ganadeiros António e Eduardo Miura (na foto de cima, ladeando o homenageado), relembrando a relação de amizade e admiração que seu pai manteve ao longo de anos com Francisco Ruiz Miguel.

Toureiro pequeno e franzino, com coração de gigante, Ruiz Miguel foi uma das maiores figuras da segunda metade do último século e um dos matadores que mais vezes enfrentou toiros das chamadas ganadarias duras. Toureou ao longo da sua carreira 100 toiros de Victorino Martín, 86 de Miura, 50 de Murteira Grave e 39 de Pablo Romero.

Fotos D.R.


Momentos da tarde histórica de 25 de Abril
de 1971 em Sevilha - há 50 anos
2 de Agosto de 1979. Ruiz Miguel com Miguel
Alvarenga no Restaurante "O Polícia", em
Lisboa, depois de ter actuado no Campo Pequeno
numa Corrida da Imprensa ao lado de "Niño de
la Capea", dos cavaleiros Mestre Batista e Paulo
Caetano e dos Forcados de Santarém, com toiros
da ganadaria Vinhas (oito)
Em 1980, depois de um almoço na "Casa das Enguias", 
fotografado por Miguel Alvarenga com o saudoso matador
Armando Soares