terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Bombas, somas mal feitas, danças agitadas e outras coisas mais...

E depois de Moura Júnior, corre por aí à boca cheia que o mundo vai estremecer outra vez com mais uma inesperada mudança na equipa de apoderamento de outra primeiríssima figura do toureio a cavalo…


Tão calminha que estava a Dança dos Apoderados… e afinal parece que promete valsas, tangos, rumbas, flamenco e, se calhar, até fandango!… Que é como quem diz… bailaricos para todos os gostos!


A entrevista de Pombeiro ao “Farpas” deu que falar na noite de ontem. Mesmo sem se abrir demais, disse muito nas entrelinhas e mandou “farpinhas” em várias direcções e a alguns inimigos de estimação. Os recados chegaram ao sítio…




O gestor taurino do Campo Pequeno tem entre mãos uma “bomba” que só não detonou ainda porque as negociações não estão rematadas a cem por cento (mas para lá caminham…) e não quer criar expectativas que depois se transformem em desilusão. Estou dentro do assunto… tenham calma. Lá para meados de Janeiro pode haver uma grande novidade…


Quanto aos seus apoderamentos, Pombeiro ainda ontem adiantou ao “Farpas” que o único cuja continuidade está certa é o de Duarte Pinto. Com Moura Caetano, as coisas podem não prosseguir e ficar o espanhol Julian Alonso como único manager do toureiro, tudo dependendo de uma reunião entre Pombeiro e o cavaleiro na próxima semana…


Entretanto, Pombeiro vai repetir em Maio o Ciclo de Novilhadas na Azambuja. E no dia 29 realizará a grande corrida da tradicional Feira de Maio na vila ribatejana. Que no ano passado foi mista e em 2022 ainda não é certo que repita esse formato… A não ser que…


Paco Duarte, diz-se, pode deixar de apoderar o cavaleiro David Gomes. Mas o divórcio não está ainda confirmado…


A Associação Nossa Praça, gestora da praça de toiros de Coruche, anunciou na última semana as quatro datas dos espectáculos que promoverá em 2022: um festival taurino de novas gerações a 23 de Abril e três corridas de toiros (à portuguesa) a 28 de Maio, 24 de Junho e 17 de Agosto. Os cartéis serão divulgados no início do ano, mas o “Farpas” levanta as primeiras pontas do véu…


Para 28 de Maio anuncia-se um “mano-a-mano inédito”. Esteve sobre a mesa um confronto, nunca realizado, entre António Telles e Luis Rouxinol. Que terá ido por água abaixo e, ao que sei, deixou Rui Bento à beira de um ataque de nervos…



Será antes (a ver vamos se acertei!) um mano-a-mano entre Rui Fernandes e João Ribeiro Telles. Por ocasião da Feira Internacional da Cortiça… que é coisa que flutua e nunca vai ao fundo…



Para 24 de Junho (data não tradicional em Coruche), a Associação Nossa Praça anunciou um “duelo de dinastias” na comemoração dos 50 anos da fundação do GFA de Coruche. Duelo fantástico, mesmo: reaparece o sempre-desejado João Salgueiro (foto) ao lado de António Ribeiro Telles num cartel com os respectivos filhos, João Salgueiro da Costa e o praticante António Telles (filho). Corrida de alto nível!


A terceira corrida é a tradicional de 17 de Agosto. E ainda é cedo para haver fumo branco


E de Coruche passo para Abiul. Bem sei que ainda é muito cedo e que a Feira Taurina naquela que é referenciada como a praça mais antiga de Portugal só vai decorrer em Agosto. Contudo, já sei algumas (ou quase todas…) novidades…



A Feira de Abiul, que no ano passado só teve duas corridas, recupera em 2022 o formato habitual de três: duas no fim-de-semana de 6 e 7 e outra a 14.


O cartel da primeira corrida (sábado 6 de Agosto) já é do domínio público: Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e Miguel Moura com toiros da ganadaria Charrua, só falta saber os forcados (dois grupos)…


No dia seguinte, domingo 7 de Agosto, a corrida é mista. E o elenco pode ser este: os cavaleiros Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Júnior e o matador espanhol António Ferrera. Ganadaria e grupos de forcados ainda por conhecer…


Na nocturna de 14 de Agosto lidam-se toiros de Veiga Teixeira e os cavaleiros serão Filipe Gonçalves, João Moura Júnior e Francisco Palha - com dois consagrados grupos de forcados…


Outras estórias: o cavaleiro praticante António Telles (filho) deverá estrear um apoderado em 2022. Já constou que será alguém muito próximo da ilustre Família Ribeiro Telles. Fala-se no bandarilheiro Ernesto Manuel e também se fala no amigo Guilherme do Sobral… Quente ou frio?…


Luis Rouxinol foi este ano proclamado líder máximo do escalafón de cavaleiros/rejoneadores a nível mundial, depois de ter somado um total de 26 espectáculos em arenas nacionais. Até determinada altura, falou-se de João Moura Caetano como líder do escalafón e chegou mesmo a vir assim referido no site espanhol “Mundotoro”. Depois…



Depois, quando a ProToiro divulgou as estatísticas da temporada nacional, Moura Caetano apareceu em oitavo lugar com 14 corridas em Portugal… e 13 em Espanha. Quando eu andava na escola primária, 14 mais 13 dava 27, isto é, mais uma corrida que Rouxinol. Mas, como os tempos mudaram, pode ser que essa forma de somar se tenha agora alterado, não sei…


O que sei é que Sérgio Batista, moço de espadas e assessor de imprensa de Caetano, contactou a Associação de Toureiros e lhe disseram que as corridas de Espanha não estavam contabilizadas em termos estatísticos (isto é, não contavam para posicionar o toureiro no escalafón), porque essas não tinham sido pagas cá…


Se era uma questão de dinheiro e embora as mesmas já tivessem sido pagas em Espanha, o assessor de Caetano fez questão de as pagar, por forma a que as mesmas (13) contassem para posicionar o toureiro no escalafón e, muito concretamente, no primeiro posto…


Pediu o nib da conta para fazer o pagamento, voltou a pedi-lo e fê-lo ainda mais algumas vezes. Que sim, que sim, que o mandavam… até hoje…


Entretanto, no escalafón do “Mundotoro”, Moura Caetano passou também para segundo lugar (Rouxinol na frente) com… 25 corridas… Lá está, 14 mais 13 já não soma 27 como antigamente… Resumindo e concluindo, quem tramou Moura Caetano?…


Mais coisas: diz-se que é um dado adquirido que Diego Ventura não vai (um ano mais) tourear em Portugal na próxima temporada. Inicia a sua campanha europeia nas Fallas de Valência com toiros de Los Espartales. E continua a ser o grande ausente em mais uma temporada lusa. Faz falta…



Morante de la Puebla está contratado pela Tauroleve (Ricardo Levesinho) para o Colete Encarnado em Vila Franca e para a Feira da Moita em Setembro. Com toiros espanhóis da consagrada ganadaria de Álvaro Nuñez del Cuvillo


E “Juanito” já tem três datas firmadas também com o empresário Ricardo Levesinho. Uma para Vila Franca (pode actuar no Colete Encarnado com Morante), outra para a Moita e a terceira é ainda uma incógnita…


Os senhores ganadeiros foram, é preciso que se lhes faça justiça, aqueles que mais ajudaram a Festa neste dois anos primeiros da pandemia, reduzindo substancialmente o preço de aluguer dos seus toiros. Foram os que mais colaboraram com os empresários, mas parece que chegou o tempo de dizerem “basta!”. Têm o direito de o fazer, digo eu…


Mas há empresários que já andam com os cabelos em pé depois de alguns ganadeiros lhes terem exigido para 2022 preços até superiores aos dos tempos em que não havia pandemia… Não podem ser os eternos sacrificados, caramba…


Também nos concursos para adjudicação das praças e muito concretamente no da Figueira da Foz, os empresários parece que estão à beira de um ataque de nervos… A Administração do Coliseu Figueirense apresenta no Caderno de Encargos um valor de 30 mil euros mais IVA por temporada (muito superior aos valores anteriores e considerado demasiado alto para esta praça pela classe empresarial) pela adjudicação por três anos (90 mil euros mais IVA), renovável se as partes estiverem de acordo…


Dizia-se que havia vários candidatos à gestão da praça da Figueira da Foz, mas com estes valores é natural que diminuam…


Falou-se, meio em surdina, que a praça de Salvaterra de Magos também iria a concurso e diz-se que houve mesmo quem tivesse desde logo contactado a Santa Casa da Misericórdia para tentar “fazer a cama” a Rafael Vilhais. O costume… Mas Rafael tem a situação controlada e até já prepara o cartel do concurso de ganadarias de Maio…


Consta por aí que um determinado empresário (um novo aventureiro…) se terá esquecido de pagar a um conhecido laboratório de análises os testes covid que ali mandou fazer aos forcados… Verdade?…


Para a semana, melhor dizendo, para o ano, volto! Prometo! Entrem com o pé direito no próximo ano, façam a fineza de se portarem bem! E oxalá a covid nos dê tréguas!


Fotos D.R.