quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Mensagem de Boas Festas de Cachapim desde a Colômbia

Desde a Colômbia e em vésperas de se iniciar a Feira Taurina de Cali, de que é este ano o Presidente na praça de Cañaveralejo, José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim) envia ao mundo taurino português esta mensagem de Boas Festas

Cachapim fotografado hoje numa tenta com
"Guerrita Chico", figura da Colômbia, que se
retira na Feira de Cali, e o matador espanhol
Emílio de Justo

Obrigado aos que me felicitaram por ser o Presidente da Feira Taurina de Cali.

Aos que, não dizendo nada, sei que ficaram contentes, aos que sei que não gostam de corridas e também me foram seguindo. Aos que ficaram aziados recomendo-lhes “Gaviscon Duo”.

 

Mas a todos desejo um Santo Natal e um 2022 com saúde que julgo ser o melhor para todos. 


Aos toureiros, forcados, bandarilheiros, aficionados e outros que foram colhidos de uma maneira ou outra, desejo-lhes uma rápida recuperação.     

Sou agradecido à vida por tudo o e me tem dado, é dura mas temos as nossas compensações. 


Aos Meus Amigos quero ser grato e dizer ao meu Pai e ao Sousa: obrigado por, com apenas um mês, há 62 anos, me terem levado aos toiros a Badajoz e terem contribuído para o aficionado desta cultura e deste espectáculo que é a Festa dos Toiros, à qual já dei algo de mim, mas que me tem pago a dobrar.

 

Fui empresário em mais de 25 localidades diferentes, fui apoderado de dois dos meus ídolos do toureio a cavalo (Salgueiro e Zoio), acompanhei o ressuscitar daquele que considero ser mais um privilegiado dos tempos modernos. Privei com taurinos e toureiros por essa geografia taurina de que o pouco que sei lhes devo. Fui empresário de Lisboa, organizei as comemorações do seu centenário e agora recebi o honroso convite para presidir a Feira de Cali!  


Obrigado a todos os que se cruzaram neste caminho, uns contra, outros a favor, mas uma coisa vos digo: fui e serei sempre fiel aos meus princípios, nunca me prostitui para ser alguma coisa num mundo complicado. Nem eu me sentia bem se não fosse eu...


Boas Festas!


José Manuel Ferreira Paulo (Cachapim)


Fotos D.R.


Cachapim hoje na tenta do ganadero Dr. Luis
Fernández Castro