terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Adversários de Ventura "desenterram" afirmações polémicas do líder do Chega

Adeptos e militantes de vários partidos, sobretudo do CDS-PP (claramente, a única formação partidária que defende sem rodeios há vários anos a tauromaquia), inundaram nos últimos dias as redes sociais com o post que em cima reproduzimos e no qual André Ventura, líder do Chega, confessa "não ser grande amante das touradas", justificando-se desta forma: "Custa-me ver o animal sofrer e os aplausos de uma multidão em delírio com o espectáculo".

O objectivo não é difícil de entender: depois de a Federação ProToiro ter divulgado ontem um Guia de Votação aconselhando os aficionados a votar apenas e só nos partidos que defendem a tauromaquia e onde classificou o partido de Ventura como "totalmente a favor" das corridas de toiros, , a intenção dos que agora vieram desenterrar esta declaração de André Ventura é dar a entender que o Chega, afinal, é contra. Mas isso não corresponde à realidade - e é justo que aqui o esclareçamos.

Estas declarações de André Ventura foram por ele dadas à estampa num artigo intitulado "Os touros da discórdia" e que foi publicado no jornal "Correio da Manhã" em 9 de Julho de 2018. Ao tempo, nem havia ainda o Chega. Ventura era líder do movimento Basta, que concorreu às eleições europeias aliado ao PPM de Gonçalo da Câmara Pereira.

Na rede social Facebook, o antigo cabo dos forcados Amadores de Évora, Bernardo Salgueiro Patinhas, veio pôr os pontos nos iis, esclarecendo: "Importa acrescentar que este artigo é de 9 de Julho de 2018 e não actual, estando por isso descontextualizado cronologicamente e sabemos que na política, o que ontem era, hoje não é!".

De 2018 até aos dias de hoje, André Ventura já terá alterado a sua opinião quanto à tauromaquia. Basta lembrar que em 2019 esteve no Terreiro do Paço na manifestação do Mundo Rural e demonstrou claramente o seu apoio aos toureiros, fotografando-se inclusivamente ao lado de muitos representantes do mundo tauromáquico (foto de baixo).

E neste momento, no Alentejo e no Ribatejo, estão expostos vários ourdoor's do Chega (que reproduzimos em baixo) apoiando claramente a tauromaquia.

O seu a seu dono.

Fotos D.R. e M. Alvarenga