sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Forcados Académicos de Elvas regressam em Fevereiro à Monumental de Mérida na Venezuela


O valoroso grupo de forcados Amadores Académicos de Elvas, que teve como cabo fundador Iván Nabeiro e é hoje capitaneado por Luis Machado, regressa em Fevereiro à Monumental de Mérida, na Venezuela, uma das maiores praças de toiros do mundo, onde já actuou com êxito em anos anteriores.

Os Académicos de Elvas vão pegar na corrida de rejoneio da importante Feira del Sol na Monumental "Román Eduardo Sandia" no próximo dia 27 de Fevereiro, enfrentando toiros da ganadaria Campo Largo e formando cartel com os rejoneadores Rafa Rodríguez e Francisco Javier Rodríguez e os matadores Leonardo Benítez e Luis Bolívar (cartaz em baixo).

A praça de toiros Monumental "Román Eduardo Sandia", em Mérida (Venezuela), onde em Fevereiro próximo actuarão os Académicos de Elvas, é uma das maiores do mundo, com capacidade para 16.460 espectadores, sendo uma das principais infraestruturas para eventos culturais e artísticos de grande escala na cidade, depois do Estádio Olímpico Metropolitano.


Foi inaugurada em 8 de Dezembro de 1967 e o primeiro cartel esteve formado pelo matador venezuelano César Faraco "El Condor de los Andes" e pelos espanhóis Manuel Benítez "El Cordobés" e Francisco Rivera "Paquirri" (a quem coube receber a primeira orelha cortada naquela arena). O projecto de construção foi elaborado pela Escola de Arquitectura da Universidade dos Andes e as obras decorreram no tempo recorde de seis meses.


O principal ciclo taurino que ali decorre é precisamente o denominado Carnaval Taurino de América com a Feira Internacional del Sol. A praça é gerida pelo antigo rejoneador José Luis Rodríguez, que em 2010 recebeu a alternativa no Campo Pequeno.


Fotos M. Alvarenga e D.R.