segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Vítima de covid-19: morreu o antigo matador mexicano Raúl García

O antigo matador de toiros mexicano Raúl García não resistiu à infecção por Covid-19 e morreu na última sexta-feira, com 86 anos, na Clínica de Tlatelolco (Cidade do México), onde estava há uns dias internado.

Sobrinho do célebre toureiro Gregório García, que nos anos 40 revolucionou o toureio a pé em Portugal, Raúl García Rivera era natural de Monterrey, onde nasceu em 12 de Setembro de 1936.

Depois de vários anos como novilheiro, tomou a alternativa a 1 de Fevereiro de 1959 na Monumental de Morélia, das mãos de Luis Procuna, com o testemunho de Gabriel España, que foi o seu grande rival na época de novilheiros e que também recebeu nessa tarde a alternativa de matador de toiros.

Confirmou-a dois anos mais tarde, a 16 de Abril de 1961, na Monumental do México, apadrinhado por Fernando de los Reyes "El Callao", sendo de novo testemunha Gabriel España.

Confirmou também a alternativa na Monumental de Madrid a 26 de Maio de 1966, sendo Paco Camino o padrinho e Manuel Benítez "El Cordobés" a testemunha.

Depois de retirado das arenas, foi apoderado de toureiros, entre os quais do rejoneador Ramón Serrano e também do matador "El Zapata".

No final dos anos 60, apresentou-se em Portugal, no Campo Pequeno, onde toureou poucas vezes.

Que em paz descanse.

Fotos D.R. 

A alternativa em 1959 em Morélia e, em baixo, a confirmação
em Las Ventas, Madrid, em 1966, com Paco Camino e Manuel
Benítez "El Cordobés"