quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Certificado de vacinação com 3ª dose ou teste negativo exigidos para espectáculos culturais

As novas regras impostas pela DGS para os espectáculos culturais (incluindo os tauromáquicos), expressas no cartaz de baixo (referente aos concertos dos "JotaQuest" no dia 30 no Campo Pequeno e no dia 31 em Braga), mantêm a obrigação do uso de máscara e exigem aos espectadores a apresentação do certificado de recuperação (para quem teve covid) ou do certificado de vacinação actualizado com a 3ª dose/reforço efectuada nos últimos 14 dias.

Em alternativa, os espectadores terão que exibir um certificado de teste negativo: antigénio realizado nas últimas 48 horas; PCR realizado nas últimas 72 horas; ou um autoteste (responsabilidade individual) realizado no momento, sob supervisão e verificação dos trabalhadores responsáveis pelo acesso ao evento.

Esta terceira hipótese, pois mais demorada (tem que se esperar 15 minutos pelo resultado do teste), obrigará a que os espectadores se apresentem no local com a devida antecedência.

Segundo a lei, os autotestes feitos à entrada dos espectáculos e fornecidos pelos promotores dos mesmos (empresários) terão um encargo de 15% sobre o seu valor por parte do espectador. No ano passado, recorde-se, só os empresários Rui Bento e Luis Miguel Pombeiro ofereceram os testes ao público, responsabilizando-se pelos seus custos.

Até ao momento, não houve ainda qualquer alteração por parte da IGAC ou da DGS sobre a utilização das lotações das praças de toiros, pelo que se presume que se mantenham os 100% autorizados nos últimos espectáculos do ano transacto. 

Foto D.R.