quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Joaquim Brito Paes abre a nova temporada em Mourão e estreia dois cavalos

Joaquim Brito Paes, o mais destacado dos cavaleiros praticantes do momento, será na próxima terça-feira 1 de Fevereiro, o toureiro que abre a temporada portuguesa de 2022, lidando o primeiro novilho do ano (da ganadaria de Paulo Caetano) no festival de Mourão que dá o arranca à nova época.

O jovem e promissor Joaquim Brito Paes, cavaleiro de dinastia, é neto, filho e irmão de figuras que marcaram e marcam o nosso toureio a cavalo, respectivamente, Dr. Brito Paes, António Raúl Brito Paes e António Maria Brito Paes. E irmão do bandarilheiro Luis Brito Paes, antigo cavaleiro amador.

Joaquim Brito Paes estreará em Mourão dois novos cavalos com o ferro da casa (fotos de cima), ambos filhos do maior craque da Coudelaria Brito Paes, o "Nordeste". São eles o "Ibisco" (castanho) e o "Lume" (ruço), duas estrelas em que o jovem cavaleiro deposita as maiores esperanças. Além destas estreias, Brito Paes leva a Mourão mais três cavalos da sua quadra e todos com o ferro da casa, já conhecidos dos aficionados.

O toureiro, que é apoderado por Luis Miguel Pombeiro, tem estado no Alentejo, na Ameijoafa, a preparar-se para este primeiro compromisso da temporada - em que muito provavelmente tomará a alternativa.

Em Mourão, no próximo dia 1 de Fevereiro, Joaquim Brito Paes reparte cartel com outros dois promissores cavaleiros praticantes, António Ribeiro Telles (filho) e Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz, com o consagrado novilheiro luso Diogo Peseiro e com os espanhóis Manuel Perera e Erik Olivera. Pegam os forcados Amadores de São Manços, capitaneados por João Fortunato, e lidam-se seis novilhos-toiros da triunfadora ganadaria de Paulo Caetano.

Fotos D.R. e M. Alvarenga