segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

ProToiro lança Guia de Votação e alerta aficionados: que partidos são a favor e contra a Tauromaquia

A ProToiro-Federação Portuguesa de Tauromaquia criou um guia para permitir aos aficionados conhecer a posição e propostas dos principais partidos em relação à tauromaquia, nas eleições legislativas de 30 de Janeiro.

Aproximando-se um momento de grande importância para o país, com as eleições Legislativas do próximo dia 30, a Protoiro vem divulgar este guia eleitoral, de modo a esclarecer os mais de 3 milhões de aficionados e todos os amantes da cultura portuguesa, os eleitores do país real, estejam em ambiente rural ou urbano, sobre as posições dos principais partidos sobre a cultura tauromáquica e o que propõem para a mesma. 


A Tauromaquia não tem partidos, é de todos e para todos, mas importa fazer um esclarecimento aos eleitores, de modo a permitir uma decisão esclarecida no momento de votar. 


Para os aficionados o momento de votar é também uma momento de exercício cívico da defesa da sua cultura, dos seus direitos e liberdades, dos seus filhos e família, pois o seu voto vai contribuir para a salvaguarda da cultura tauromáquica e o respeito pelas liberdades culturais em Portugal.

Mais que nunca, no momento de votar, vote com a sua aficion! 


As posições e propostas dos partidos 

sobre as touradas



PSDTotalmente a favor das Touradas


Com a liderança de Rui Rio o PSD reforçou ainda mais a sua defesa da tauromaquia. Na última legislatura foi uma voz proactiva em defesa da tauromaquia no Parlamento. No OE de 2019 propôs e aprovou o IVA de 6% para a tauromaquia. Voltou a propor a mesma medida em 2020 e 2021. Não refere a temática no seu programa eleitoral. Durante o debate com o PAN, Rui Rio colocou a caça, pesca e touradas como linhas vermelhas para qualquer acordo na formação de um governo. Na campanha, interpelado por dois grupos de forcados, Rui Rio afirmou que a tauromaquia pode contar sempre com o PSD


PS - Contra as Touradas


Apesar de sempre ter sido um partido defensor da tauromaquia, tal como a sua bancada parlamentar, com António Costa o PS aliou-se ao PAN e vendeu a tauromaquia como moeda de troca para a sobrevivência do governo. O governo PS discriminou o IVA da tauromaquia para 23%, tentou que os municípios pudessem proibir touradas (na descentralização), acordou proibir os menores de 16 entrarem sózinhos em touradas (mas não chegou a fazê-lo), tentou proibir as touradas na RTP… tudo com o PAN. A Ministra da Cultura classificou os aficionados como incivilizados e António Costa pretende passar a governar com o PAN. Só não está classificado como “Totalmente Contra” porque a bancada parlamentar tem uma atitude diferente do governo. 


CDSTotalmente a favor das Touradas


É um partido histórico na defesa da tauromaquia. No Parlamento tem uma postura proactiva em favor das touradas. No OE de 2019 propôs e aprovou o IVA de 6% para a tauromaquia. Voltou a propor a mesma medida em 2020 e 2021. No seu programa para as Legislativas de 2022 propõe a descida do IVA da tauromaquia para 6% em igualdade com todo o setor cultural, para corrigir a discriminação aprovada pelo PS, BE, PEV e PAN. Nos debates e na campanha, Francisco Rodrigues dos Santos defendeu várias vezes a tauromaquia.


PCP - Totalmente a favor das Touradas


É um partido discreto mas muito importante na defesa da tauromaquia no Parlamento, votando sempre a favor das touradas. Propôs e aprovou a descida do IVA da Tauromaquia para 6% no OE de 2019, e voltou a propor a mesma medida em 2020 e 2021. Não refere esta temática no seu programa e apresenta-se a eleições coligado com o PEV na CDU. 


CHEGATotalmente a favor das Touradas


Desde a sua formação que se mostrou um partido defensor da tauromaquia e tem-o expressado repetidamente. No Parlamento tem uma atitude proactiva a favor da Festa. No OE de 2020 e 2021 propôs a descida do IVA da Tauromaquia. Refere a defesa e valorização da tauromaquia no seu programa eleitoral. Nos debates e em campanha André Ventura tem referido em várias ocasiões a defesa da tauromaquia. 


ILA Favor das Touradas mas…


O presidente do Iniciativa Liberal afirmou que defende a liberdade das touradas existirem e de os cidadãos escolherem assistir às mesmas, numa lógica liberal. As votações do IL no Parlamento nem sempre confirmaram esta posição: o IL votou a favor da proibição de apoios públicos às touradas (2020), junto com BE, PEV e PAN e absteve-se na votação de aumento do IVA das touradas para 23% (2020), tendo-se abstido também nas propostas do PCP, PSD, CDS e Chega para reposição do IVA em 6% (2020). O IL defende a liberdade de existência de touradas mas vota contra o seu tratamento de igualdade fiscal e de apoios perante as restantes áreas culturais. 

  

PANTotalmente Contra das Touradas


É um partido que convive mal com a democracia e liberdade. Tem feito do ataque à tauromaquia uma das suas estratégias para obter visibilidade mediática. Há duas legislaturas que vive das migalhas que o PS lhe dá nos Orçamentos de Estado, onde tenta sempre fazer ataques às touradas. Pretende proibir a tauromaquia e como não o consegue, até porque é inconstitucional, pretende continuar a fazer todo o tipo de ataques que o PS lhe permitir, não só às touradas mas à caça, pesca, agricultura…


LIVRETotalmente Contra das Touradas


É o partido que elegeu Joacine Katar Moreira. É um partido de esquerda radical marcado pelo preconceito ideológico contra a cultura popular do país real. No seu programa eleitoral defende a proibição das touradas. Coligou-se com o PS nas eleições autárquicas para atacar as touradas em Lisboa e foi derrotado. Pretende agora fazer acordos com o PS para impor a sua agenda animalista.


PEVTotalmente Contra as Touradas


Um partido que nunca foi a eleições sózinho, concorre coligado com o PCP. Vota sempre contra a tauromaquia no Parlamento. Com o surgimento do PAN iniciou uma disputa para ver quem é o maior na aldeia a fazer ataques à tauromaquia. 


BETotalmente Contra das Touradas


É o partido historicamente antitaurino, no Parlamento, nas últimas décadas, mas que com o surgimento do PAN, teve de aumentar os seus ataques contra a tauromaquia para batalhar pelo micro eleitorado animalista. Vota sempre contra a tauromaquia no Parlamento, mas no programa eleitoral, por estratégia eleitoral oportunista, não defende a proibição de touradas, mas sim a proibição da participação de menores nos espectáculos e também a proibição de apoios públicos (que quase não existem). 


ProToiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia


Foto M. Alvarenga