sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Três ilustres desconhecidos na corrida à Monumental do Montijo

Aguarda-se hoje com alguma expectativa o anúncio de quem será o novo empresário da Monumental do Montijo pelas duas próximas temporadas, 2022 e 2023, depois de nos últimos anos a praça ter sido gerida pela dupla Abel Correia/João Pedro Bolota.

A Santa Casa da Misericórdia do Montijo, proprietária da praça de toiros, exigiu como mínimo de licitação por cada ano 40 mil euros, valor que a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos considerou exorbitante e disse mesmo tornar "impraticável" a gestão da Monumental.

Mesmo assim e segundo revelou ontem o site touroeouro.com, citando o próprio provedor Ilídio Massacote, houve cinco empresas concorrentes e todas elas terão mesmo oferecido valores superiores ao estipulado no caderno de encargos.

Há dois empresários concorrentes conhecidos no meio taurino e três desconhecidos. Os conhecidos são José Luis Zambujeira, que se candidatou com a sua empresa Tertúlia Óbvia, associado a João Anão Madureira e ao gestor da praça de Lisboa, Luis Miguel Pombeiro; e Albino Caçoete (que, segundo se diz, pode ter a seu lado João Ventura, pai do rejoneador Diego Ventura), que foi antigo sócio do saudoso António Manuel Cardoso "Nené" e posteriormente de António Manuel Barata Gomes no ano das célebres exclusivas.

Os desconhecidos, ou pelo menos sem historial no mundo empresarial taurino nacional, são Luis José Atalaia, construtor civil de Alcochete; António Duarte; e António Maria Mira, que, segundo apurámos, não é familiar do director do site "Tauronews", Francisco Mendonça Mira, que foi apontado como um dos interessados na adjudicação da Monumental do Montijo e que, afinal, não se apresentou a concurso.

Também não foi concorrente, apesar de ter enviado um email para a Misericórdia e de ter tido até uma reunião com os proprietários da praça, o cavaleiro Lorival Bronze - que, contudo, apresentou um projecto para cobertura da praça com tecnologia de energia solar.

Está ainda tudo em aberto - como nas eleições legislativas do próximo domingo. Durante o dia de hoje será conhecido o empresário eleito pelas Santa Casa para gerir nos próximos dois anos a emblemática praça de toiros montijense.

Fotos D.R., Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus/Arquivo

Os empresários conhecidos que se candidataram ao Montijo
são José Luis Zambujeira (foto de cima) e Albino Caçoete (na
foto de baixo, com António M. Barata Gomes e João Simões)