segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Moita abre temporada com três Colóquios Taurinos

A Sociedade Moitense de Tauromaquia e a Escola Taurina da Moita promovem nos próximos dias 29 de Janeiro, 12 e 19 de Fevereiro três interessantes Colóquios Taurinos como aperitivo para a próxima temporada que naquela praça abrirá com um festival taurino em Março e depois em Maio e Setembro com espectáculos promovidos pela empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho.

O primeiro colóquio, no dia 29 deste mês de Janeiro (15h30), que, como os restantes, terá lugar na praça de toiros "Daniel do Nascimento", é subordinado ao tema "o movimento da pega e os seus critérios" e vai ter como intervenientes alguns dos mais destacados intérpretes da arte de pegar toiros: José Manuel Pires da Costa (cabo fundador do GFA do Aposento da Moita), António Inácio (GFA de Vila Franca), Nelson Ramalho (GFA de Santarém) e João Braga (GFA de Monte mor). O moderador será José Cáceres.

No dia 12 de Fevereiro (15h30), o tema será "a tauromaquia na sociedade e na política", tema que irá a debate com Carlos Albino (presidente da Câmara Municipal na Moita), Elísio Summavielle (antigo secretário dee Estado da Cultura e actual presidente do Centro Cultural de Belém) e Hélder Milheiro (secretário-geral da Federação ProToiro), sendo novamente José Cáceres o moderador do colóquio.

Por fim, no dia 19 de Fevereiro (15h30), o tema em destaque é a Escola Taurina da Moita, sendo intervenientes os matadores de toiros Israel Lancho e Joaquim Ribeiro "Cuqui", o bandarilheiro e antigo novilheiro João Prates "Belmonte" e os novilheiros Joana Prates e João Miguel Romba. Este terceiro e último colóquio será moderado pelo crítico taurino João Queiroz.

Foto D.R.