quinta-feira, 27 de outubro de 2022

"Animalistas" atacam na nova aventura de Lucky Luke!

Miguel Alvarenga - 76 anos depois da sua primeira aventura, Lucky Luke, o cowboy que dispara mais rápido do que a sua própria sombra, viu-se agora atacado pelos animalistas. Só faltava mais esta...

O novo álbum "A Arca de Rantanplan", que esta semana foi posto à venda no nosso país e é o quarto assinado pela dupla Achdé/Jul (depois da morte de Morris, criador do famoso heróis da BD), passa-se num faroeste onde os caçadores já não vendem peles, os índios já não caçam bisontes e os cowboys já não comem carne... são vegetarianos!

"A partir da histórico verídica da criação da Sociedade Protectora dos Animais na América, 'A Arca de Rantanplan' projecta o nosso Lucky Luke num Texas convertido ao respeito pelos animais... para o bem e para po mal" - lê-se na sinopse do novo álbum editado pela ASA e que este semana chegou às livrarias em Portugal.

"Um amigo dos animais que contrata um bando de bandidos vegetarianos, um Rantanplan transformado em mascote contra a sua vontade e um Lucky Luke justiceiro com a tarefa de reconciliar todas as partes… Com um tema mais actual do que nunca, este novo álbum mergulha-nos numa frenética aventura replecta de pelos, penas e alcatrão!" - é esta a nova história do mais famoso cowboy da Banda Desenhada, criado em 1946 pelo belga Maurice de Bévère (Morris), que tive a honra de entrevistar em 1989 para o jornal "O Diabo" (foto de baixo) e que morreu em 2001 com 76 anos. 

A primeira aventura de Lucky Luke foi publicada a 7 de Dezembro de 1946 no almanaque da Revista "Spirou". Durante vinte anos, Morris contou com René Goscinny, um dos criadores do não menos famoso Astérix, como argumentistas.

Lucky Luke caracterizou-se por ter sempre um cigarro no canto da boca, mas a partir de 1983 Morris decidiu substitui-lo por uma palha, o que lhe valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde.

Os primos Dalton, o cão Rantanplan (o cão mais estúpido do Oeste) e o cavalo Jolly Jumper são os mais célebres protagonistas dos muitos álbuns de Lucky Luke.

76 anos depois da sua criação, entram agora em cena nas aventuras de Lucky Luke os animalistas, alegados defensores dos animais... que nem na Banda Desenhada nos deixam em paz!

Foto D.R./"O Diabo" e ilustrações de "A Arca de Rantanplan"/ASA

Morris entrevistado por Miguel Alvarenga para "O Diabo" nos
anos 80 e, em baixo, a capa do novo álbum