domingo, 30 de outubro de 2022

Morante e Romero: loucura ontem em Ubrique!

Miguel Alvarenga - "Andrés Romero y Morante de la Puebla desatan la locura en Ubrique" - é o título da crónica de Manuel Vera no site aplausos.es, da apoteótica corrida que ontem se realizou em Ubrique (Cádiz) e onde o génio do toureio a pé finalizou a sua histórica temporada alcançando a 100ª corrida e cumprindo assim o seu propósito de homenagear a figura de Joselito "El Gallo", Rei dos Toureiros, seu ídolo maior e que no seu tempo somou em mais que uma temporada igual número de actuações.

Alguns portugueses deslocaram-se a Ubrique para assistir à corrida e muitos outros, como nós, viram-na através do Canal Sur, podendo comprovar a "loucura" que Morante criou no quinto toiro (a que cortou as duas orelhas) e a magistral actuação de Andrés Romero no quarto da tarde (premiado com os máximos troféus, duas orelhas e rabo), saindo ambos em ombros com Pablo Aguado, que cortou também duas orelhas, uma em cada toiro.

Andrés Romero deu uma lição magistral de toureio a cavalo e reafirmou ontem em Ubrique a plenitude alcançada na sua carreira, encerrando de forma verdadeiramente apoteótica a sua campanha em Espanha, faltando-lhe apenas uma corrida, aquela em que no próximo dia 12 de Novembro vai participar na Golegã, também depois de uma temporada marcante em arenas portuguesas.

Romero, que protagonizara brilhante actuação no primeiro toiro da tarde, não rematada com o rojão de morte (ovação nos médios), entrou depois em praça, no quarto da ordem, um toiro belíssimo de Bohórquez premiado com volta ao ruedo no arraste, decidido a marcar a tarde e a marcar também a força e a importância do seu toureio.

O rejoneador andaluz recebeu o de Bohórquez com uma arrojada e emotiva sorte de gaiola e ficou desde logo com o público no bolso, levantando-o depois das bancadas a cada ferro, destacando-se em arrimados quiebros e em sortes frontais com batidas ao píton contrário, rematadas com adornos de grande espectacularidade e ladeios que emocionaram e galvanizaram o público. 

Rematou a sua histórica actuação com três palmitos e um rojão certeiro e implacável que voltou a levantar o público nas bancadas, sendo premiado com o rabo e as duas orelhas.

Andrés Romero reafirmou ontem a sua incontestada posição entre os primeiros do rejoneio na actualidade e fechou com chave de ouro a sua campanha espanhola, aumentando - e de que maneira! - a expectativa para o revermos no próximo dia 12 de Novembro na última corrida da temporada, na Golegã, onde vai repartir cartel com João Moura Caetano e Francisco F. Núncio.

Uma palavra, também, por justiça e inteiro merecimento, ao trabalho desenvolvido ao longo da temporada pelo seu apoderado luso António Nunes, que marcou um ano mais a diferença e o levou aos primeiros palcos da Tauromaquia de Espanha e Portugal.

Na transmissão do Canal Sur, o consagrado rejoneador Fermín Bohórquez, um dos comentadores, não poupou elogios a Romero, congratulando-se também, como é natural, pela forma como o rejoneador andaluz lidou o segundo toiro do seu lote, um magnífico exemplar da sua ganadaria, numa lide em que, curiosamente, utilizou dois fantásticos cavalos com o ferro Bohórquez.

Morante de la Puebla, um ano mais na liderança do pelotão de matadores, obteve um triunfo memorável no quinto toiro da tarde, depois de já no segundo ter deixado muitos "apuntes" da sua inigualável arte, perdendo os troféus com a espada. Frente ao quinto toiro, Morante esteve verdadeiramente superior, cumprindo até um empolgante tércio de bandarilhas e desenhando uma faena de sonho com a muleta, depois de ter estado também em plano de grande e soberba maestria com o capote, tércio em que é Rei e Senhor.

Foi premiado com as duas orelhas do quinto toiro de Carlos Nuñez, fechando também com chave de ouro a sua histórica temporada das 100 corridas. Melhor era mesmo impossível!

Pablo Aguado não se ficou atrás, não deixou os seus créditos por triunfadores alheios. Cortou uma orelha ao terceiro toiro da corrida e outra ao último, saindo também em ombros e em glória com os grandes triunfadores da tarde, Romero e Morante.

Ao início da corrida, que registou uma enchente até às bandeiras, foi guardado um minuto de silêncio pela morte de Jesús Quintero, uma lenda da crítica taurina espanhola; e homenageou-se Morante de la Puebla com a entrega de uma lembrança pela sua 100ª e última corrida de tão histórica temporada.

Pablo Aguado brindou a sua primeira faena a Alfonso Cadaval e a segunda a Morante. Morante, por sua vez, brindou a última faena da temporada ao seu dedicado apoderado e amigo Pedro Jorge Marques. E Andrés Romero brindou a primeira lide aos companheiros de cartel e a segunda aos aficionados da sua terra que o foram apoiar ontem a Ubrique.

Uma corrida para a História!

Fotos Canal Sur/mundotoro.com, aplausos.es, Santiago Romero/@Andrés Romero e Alicia Peñarrubia/Tendido 5

Praça de Urique cheia até às bandeiras!
Rabo e duas orelhas: máximos troféus para Andrés Romero!




Andrés Romero deu uma magistral lição de toureio a cavalo.
Na foto de cima, brindando a primeira lide a Morante e Aguado
Morante homenageado ao início da sua 100ª corrida


Maestro Morante abriu o livro e enlouqueceu o público no
quinto toiro da tarde
Pablo Aguado não foi um mero espectador da tarde de
apoteose de Romero e Morante. Cortou duas orelhas e 
também saíu triunfalmente em ombros