domingo, 30 de outubro de 2022

Polémica em Vila Franca: forcados, jornalistas e aficionados garantem que o piso da arena "reunia todas as condições" para a realização do festival

Fotos publicadas por aficionados no Facebook e que atestam
as boas condições do piso da arena às 16h00

Estalou a polémica em Vila Franca, depois do cancelamento do festival taurino que se realizaria esta tarde e que encerrava as comemorações do 90º aniversário do GFA de Vila Franca e cuja receita revertia a favor das obras da sua Casa-Museu.

Um simples comunicado afixado junto das bilheteiras da praça "Palha Blanco" (fechadas à hora em que se deveria ter iniciado o espectáculo) informava, sem grandes explicações, que o festejo fora cancelado pela "falta de condições do piso da arena", o que teria motivado os cavaleiros a tomar de decisão de não tourear. O piso, recorde-se, encontrava-se desde ontem coberto por uma lona (foto de baixo), dado o anúncio de chuva na noite anterior.

À hora do início do festival, 16h00, elementos antigos e actuais do GFA de Vila Franca de Xira, que acabavam de marcar presença na inauguração do Largo do Forcado (junto à praça), fizeram questão de abrir as portas da "Palha Blanco" para que o público e os jornalistas atestassem que "não era verdade" o motivo alegado no comunicado para o cancelamento do festival.

Os jornalistas do site touroeouro.com puderam constatar que às 16h00 o piso da arena "tinha todas as condições" para a realização do espectáculo, bem como inúmeros aficionados. Muitos deles publicaram depois nas redes sociais fotos da arena, que aqui reproduzimos com a devida vénia - a comprovar, como refere o site, que "não são lícitos" os motivos alegados para o adiamento do evento.

Segundo refere o touroeouro.com, os cavaleiros João Salgueiro (pai) e Marcos Bastinhas terão sido os únicos que se disponibilizaram para tourear, por confirmar que o piso reunia condições. Mas o director de lide, João Moura, e os outros cavaleiros, António Telles, Rui Salvador e Luis Rouxinol, terão tido opinião contrária.

Na sua página da rede social Facebook, Marcos Bastinhas publicou um cartaz com a palavra "cancelado" por cima da sua foto (em baixo) e escreveu: "Tinha uma grande ilusão de voltar a estar com o público desta terra, mas pelos vistos o piso da praça não reuniu condições".

Luis Santos Cagareu, antigo e recordado forcado do Grupo de Vila Franca, respondeu a Bastinhas desta forma:

"Porquê o Sr. Marcos Bastinhas não é verdadeiro? Porquê não dizer a verdade? Em 6 cavaleiros, 4 deles não quiseram tourear! O piso às 16h estava em plenas condições para um excelente espetáculo! É uma vergonha a nossa festa estar em mãos de alguns cavaleiros que se dizem ser figuras. Se não podem ou não conseguem aqui andar, deixem de enganar o público aficionado! Ganhem vergonha e digam as verdades".

Muitos mais aficionados comentaram no Facebook o escândalo desta tarde na "Palha Blanco", revoltados com o cancelamento do festival e também com o facto de nenhum camião de cavalos dos seis toureiros que estavam anunciados ter sido visto ou achado nas imediações da praça nas horas que antecederam o início previsto do festejo - o que, à partida, lança suspeitas sobre a antecedência com que pode ter sido tomada a decisão de não realizar o festival.

Os toiros de Passanha chegaram a ser descarregados na praça, tendo o ganadeiro Diogo Passanha, autorizado mesmo que fossem embolados (não chegaram a sê-lo), segundo o touroeouro.com, assumindo a responsabilidade da eventual decisão que dali poderia decorrer.

Os quatro cavaleiros que se terão recusado a actuar, noticia o touroeouro.com, fizeram mesmo questão de que a directora de corrida, Lara Gregório de Oliveira, deixasse escrito no retalória para a IGAC que "não havia condições para a realização do espectáculo", tendo a directora exigido que os mesmos assinassem essa afirmação.

Na arena e quando os forcados abriram a "Palha Blanco" para mostrar a todos que o piso tinha todas as condições para a realização do espectáculo, estiveram também, segundo o touroeouro.com, o veterinário da corrida, Jorge Moreira da Silva, os empresários da praça (Família Levesinho) e ainda Luis Capucha, presidente da Associação de Tertúlias Tauromáquicas.

Até ao momento, não foi ainda anunciada uma nova data para a realização do festival.

Fotos D.R.

Arena da "Palha Blanco" estava desde ontem coberta por lona;
em baixo, o cartaz publicado por Bastinhas no Facebook