domingo, 23 de outubro de 2022

Cerimónias fúnebres de José Trincheira esta semana em Serpa e Vila Viçosa

O corpo do matador de toiros José Trincheira será autopsiado amanhã, segunda-feira, no Hospital de Beja, onde morreu ontem aos 87 anos, e as cerimónias fúnebres, ainda sem data e horas conhecidas, vão decorrer no início da semana em Serpa e em Vila Viçosa, segundo fonte familiar.

Depois de autopsiado, o corpo do "Leão do Alentejo" seguirá para a Capela de Serpa, onde terá lugar o velório, sendo na manhã seguinte transportado para Vila Viçosa, onde se celebrará uma missa e se realizará o enterro. José Trincheira vai ser sepultado na Campa de Família no Cemitério de Vila Viçosa.

José Trincheira fora recentemente operado ao coração e residia actualmente num lar em Serpa, onde na última semana o seu estado de saúde se agravou, obrigando a internamento no Hospital de Beja, onde ontem viria a falecer.

Homenageado em 2019 juntamente com outras glórias do nosso toureio a pé - António dos Santos, José Júlio, Mário Coelho, José Simões, Júlio Gomes e Ricardo Chibanga (este a título póstumo) - na praça de Sobral de Monte Agraço, por iniciativa do empresário José Luis Gomes (que o conhecia desde pequeno em virtude de ele ter dado os primeiros passos na Escola Arena, de que era professor seu pai, o saudoso Augusto Gomes Júnior, segundo matador de toiros português), José Trincheira recebeu dos aficionados a última grande homenagem no ano passado, a 9 de Setembro, na corrida dos matadores no Campo Pequeno - a que assistiu na companhia do antigo bandarilheiro Manuel Jacinto - quando Manuel Dias Gomes lhe brindou a sua faena e o público lhe tributou uma calorosa ovação (fotos de baixo).

Quando já se encontrava retirado das arenas há alguns anos, José Trincheira participou pela última vez numa corrida de toiros em Vila Viçosa na tarde de 12 de Setembro de 1999, cortando a coleta e despedindo-se da profissão, espectáculo onde repartiu cartel com os matadores Pepe Câmara e José Luis Gonçalves e com os cavaleiros Luis Miguel da Veiga, José Luis Cochicho, José Manuel Duarte e Francisco Núncio e com os forcados de São Manços e do Aposento da Moita, tendo-se lidado toiros de David R. Telles e José Luis Cochicho (cartaz em baixo).

Fotos D.R. e Miguel Alvarenga





Em Setembro do ano passado, José Trincheira assistiu no Campo
Pequeno à corrida dos matadores na companhia do antigo
bandarilheiro Manuel Jacinto (foto de cima) e recebeu do
público aficionado a última grande homenagem: uma calorosa
ovação quando Manuel Dias Gomes lhe brindou a sua faena. Em
baixo, o cartaz da corrida da sua despedida em Vila Viçosa na
tarde de 12 de Setembro de 1999