quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Última homenagem a José Trincheira hoje em Vila Viçosa

O mundo da tauromaquia diz hoje o último adeus a José Trincheira. O célebre matador de toiros que ficou conhecido como "Leão do Alentejo" morreu na madrugada do último sábado, aos 87 anos, no Hospital de Beja, vítima de complicações cardíacas surgidas na sequência de uma recente operação ao coração.

Foi um dos grandes protagonistas dos anos de ouro do nosso toureio a pé nos anos 50, 60 e 70 e Maurício Vale recordou-o ontem, em declarações ao "Correio da Manhã", como "um toureiro extraordinário na sua época, que se demarcou internacionalmente pela sua forma de interpretar o toureio, sendo muito valente", considerando-o "um tremendista que se arrimava muito e arrastava atrás de si uma multidão de portugueses e espanhóis". Trincheira foi, para o reconhecido crítico tauromáquico, "de certa forma, o precursor de El Cordobés".

O corpo do famoso toureiro vai estar a partir das 11h00 em câmara ardente na Capela Mortuária de Vila Viçosa, onde terá lugar o velório e onde todos poderão render a última homenagem ao "Leão do Alentejo".

Pelas 14h00 a urna será transportada para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde às 14h30 se celebrará uma cerimónia religiosa, seguindo depois o funeral para o Cemitério de Vila Viçosa, onde será sepultado.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição (foto de baixo) é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar guardada a imagem que em 1646 foi declarada Padroeira de Portugal, e é considerado um dos mais importantes pontos do culto mariano no país. Tem uma história fértil em acontecimentos ligados à coroa portuguesa e em 1982, na sua primeira vinda a Portugal, recebeu a visita do Papa João Paulo II, que ali rezou aos pés da Padroeira. É este o histórico cenário onde ao início da tarde de hoje se prestará a derradeira homenagem a um dos maiores matadores de toiros de Portugal.


Fotos M. Alvarenga e D.R.