domingo, 23 de outubro de 2022

ProToiro lamenta morte de José Trincheira

Casamento de Trincheira e Maria José Valéria teve
honras de transmissão pela RTP e constituiu um
grande evento que marcou o país em 1961

A Federação ProToiro lamentou hoje em comunicado a morte do matador de toiros José Trincheira, ocorrida ontem, aos 87 anos, na sequência de uma recente operação ao coração.

A ProToiro recorda que "o famoso matador de toiros ficou conhecido como o “Leão do Alentejo” pela grande coragem, temeridade e valor que demonstrou nas arenas, o que o levou a ser colhido gravemente pelos toiros em diversas ocasiões"

Para além de evocar todos os passos importantes da sua carreira como toureiro, a ProToiro destaque ainda no seu comunicado que "o casamento de José Trincheira com a cantora Maria José Valério, recentemente falecida, foi um evento que marcou a actualidade do país em 1961, tendo-se realizado no Mosteiro dos Jerónimos, pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, com direito a transmissão na RTP. Nos cinemas de Lisboa, antes do início e nos intervalos dos filmes, passava um pequeno filme do casamento. Célebre ficou também o pasodoble gravado por Maria José Valério intitulado 'Olé Trincheira'".


Para Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, a morte de José Trincheira representa "uma enorme perda para a tauromaquia. Foi um exemplo dos valores taurinos nas arenas, com uma coragem e um valor exemplares, que moveram multidões e ecoaram no país e além fronteiras".


Foto D.R.