terça-feira, 25 de outubro de 2022

"CM" evoca José Trincheira e Maurício Vale recorda-o como "o precursor de El Cordobés"

O "Correio da Manhã" dedica na sua edição de hoje uma página ao saudoso matador de toiros José Trincheira, a abrir a sua secção de Cultura & Espectáculos, no dia em que o "Leão do Alentejo" vai a sepultar em Vila Viçosa.

Maurício Vale recorda-o em declarações ao "CM": "Foi um toureiro extraordinário na sua época, que se demarcou internacionalmente pela sua forma de interpretar o toureio, sendo muito valente. Era um tremendista, arrimava-se imenso, arrastava atrás de si uma multidão de portugueses e de espanhóis e veio a ser, de certa forma, o precursor de El Cordobés".

O jornal recorda os inícios de José Trincheira na célebre Escola Arena, em Lisboa, onde teve como primeiros mestres Júlio Procópio, Sebastião Saraiva e Augusto Gomes Júnior; e destaca o seu casamento com a cantora Maria José Valério (falecida em 2021), "boda que marcou a actualidade do país" no ano de 1961, que se realizou no Mosteiro dos Jerónimos, celebrada pelo Cartel Patriarca de Lisboa D. António Ribeiro, cerimónia que teve transmissão em directo na RTP.

Em baixo, recortes de publicações espanholas da sua época com elogiosas referências ao valor do saudoso toureiro nacional e uma capa da revista "Flama".

Fotos D.R.