terça-feira, 25 de outubro de 2022

Pedro Haces associado a Simón Casas: empresário mexicano entra em força na Europa

O empresário mexicano Pedro Haces Barba (na foto da direita) associou-se ao promotor taurino Simón Casas (foto da esquerda) para participar na gestão das praças europeias de Albacete, Beziers, Nimes e Madrid, com a empresa Nautalia, nos próximos anos.

Pedro Haces converte-se assim no primeiro mexicano a impulsionar a Festa Brava em quatro países, depois de o fazer no México há 35 anos; e de, há 14 anos, também ter promovido corridas de toiros em Las Vegas, nos Estados Unidos; e agora em Espanha e França.

O objectivo da sociedade com o todo-poderoso Simón Casas é fortalecer a Festa Brava a nível global, impulsionar o surgimento de novos toureiros, assim como proporcionar a presença de diestros mexicanos em melhores cartéis e com ganadarias de comprovada qualidade nessas praças do continente europeu, procurando que exista uma maior reciprocidade nas contratações.

Trata-se de uma estratégia que procura alcançar uma união que é urgente na Tauromaquia num momento em que o sector sofre cada vez mais ataques com as iniciativas proibicionistas em todos os países onde se realizam corridas de toiros.

"Não podemos permanecer de braços cruzados ante o que se passa tanto na América como na Europa, onde os interesses de países com culturas e tradições tão diferentes das nossas pretendem acabar com a festa de toiros", afirma Pedro Haces, cujo grupo empresarial que lidera no seu país é encabeçado pelo matador de toiros Curro Leal.

Ambos estiveram reunidos durante vários dias para determinar as estratégias que vão pôr em prática, já que procuram também conseguir a gestão administrativa de outras praças europeias.

"É necessário ampliar os horizontes para fazer frente aos problemas actuais", assinala Simón Casas.

Fotos D.R.