terça-feira, 17 de março de 2009

Grupo de S. Manços: Branco sucede a Piteira


Está confirmado e o jornal "Farpas" conta tudo na edição desta quinta-feira: Joaquim Branco (à direita, na foto) sucederá a Rui Piteira (à esquerda) no comando do Grupo de Forcados Amadores de São Manços.
Apesar da existência de outros nomes em cima da mesa, a escolha de Branco reuniu sábado passado o consenso da esmagadora maioria dos elementos do consagrado grupo alentejano, fundado em 1965 por Francisco Pereira e que teve o seu auge nas arenas nos muitos anos em que foi comandado pelo histórico forcado Joaquim Azeda (felizmente recuperado de um recente problema de saúde).
A despedida de Rui Piteira está programada para o final desta temporada, após dez anos como cabo e pode trazer de volta ao grupo alguns dos seus mais conceituados forcados, que foram arbitrariamente postos "na prateleira" durante a última época, ao que consta, por discordarem da permanência de Piteira na chefia do grupo.
Por essa razão, também, o Grupo de S. Manços ficou mais este ano arredado da praça da sua terra, estando a abertura da época agendada para a Páscoa, com actuações anunciadas dos grupos de... Santarém e Montemor.
Os empresários da praça alegam que não querem o grupo na sua arena enquanto Piteira for cabo. Uma situação que se deverá inverter em 2010, mais a mais sendo o futuro cabo "Quim" Branco parente dos donos da praça.

Foto cortesia Florindo Piteira