segunda-feira, 2 de abril de 2012

Não há festival em Albufeira


O empresário Fernando dos Santos não realizará o festival taurino que esteve agendado para o próximo sábado de Páscoa na Monumental de Albufeira.
O festejo chegou a ser equacionado, falando-se mesmo nos nomes dos Mouras e Bastinhas, mas a empresa decidiu não levar o evento para a frente, optando por abrir a temporada só dentro de alguns meses.
A Monumental de Albufeira assinala na próxima semana, no dia 10 (terça-feira), o 30º aniversário da sua inauguração - mas a efeméride só deverá ser comemorada oficialmente durante a Temporada de Verão.
Considerada a mais confortável praça do país, é também há muitos anos aquela que mais espectáculos taurinos realiza por ano, incluindo corridas de toiros com primeiras figuras no Verão e vários ciclos de festejos de oportunidade aos novos valores da Tauromaquia.
A praça foi inaugurada a 10 de Abril de 1982 com uma memorável corridas de toiros em que actuaram os cavaleiros Ángel Peralta, o saudoso José Mestre Batista e José Zuquete, bem como os matadores Paco Camino e o próprio Fernando dos Santos, e os Forcados Amadores de Beja, ao tempo sob o comando de João Marujo Caixinha.
O emblemático empresário Fernando dos Santos, nascido em Alcobaça, foi um dos destacados matadores de toiros nacionais nos tempos áureos do nosso toureio a pé, sendo também proprietário de uma das melhores ganadarias do momento, a da Herdade das Semarias - cujos toiros, incompreensivelmente, apenas se destinam à lide na praça algarvia, apesar de serem dos preferidos pelas Figuras do Toureio.

Foto Emílio