terça-feira, 24 de abril de 2012

Pintura taurina no Museu do Combatente



É inaugurada na próxima quinta-feira, 26, pelas 21 horas, no Museu do Combatente, em Lisboa (Forte do Bom Sucesso junto à Torre de Belém) uma exposição de pintura de Albertino Eduardo subordinada ao tema "Festa Brava".
O acto é promovido pela Liga dos Combatentes, que durante muitos anos esteve directamente ligada à Tauromaquia através da realização de uma corrida de toiros anual, de gala à antiga portuguesa, na praça de toiros do Campo Pequeno.
A última corrida da Liga realizou-se em Setembro de 1974, em plena época "revolucionária" e ficou célebre pela manifestação de apoio que o público prestou em praça ao então presidente da República, General António de Spínola, ao mesmo tempo que apupava o primeiro-ministro Vasco Gonçalves. Dois dias depois realizava-se em Belém a manifestação da "Maioria Silenciosa", promovida por partidos de direita, entre os quais o Partido Liberal e o Partido do Progresso, de apoio a Spínola - que não se chegou a efectuar. Três dias depois, Spínola demitiu-se, fugiu para Madrid e daí para o Brasil e formou no exílio o MDLP (Movimento Democrático para a Libertação de Portugal). O país mergulhou então na fase mais complicada do PREC (Período Revolucionário Em Curso), que só terminaria um ano depois, em 25 de Novembro de 1975, com a acção do General Ramalho Eanes e dos Comandos de Jaime Neves.

Fotos D.R.