segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Novidades de peso: Manzanares na segunda parte da temporada em Lisboa

Manzanares estará no Campo Pequeno na segunda parte do Abono/2017 num
"mano-a-mano" com Pablo Hermoso de Mendoza, que se apresenta este ano
em Lisboa na segunda corrida da Temporada, a 18 de Maio
Rui Bento e Paula Mattamouros Resende: a dupla de sucesso promete uma
Temporada de grandes e memoráveis acontecimentos no ano em que a praça
do Campo Pequeno comemora o 125º aniversário da sua inauguração
Juan José Padilla, o novo ídolo da aficion portuguesa, na foto com a
administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, toureia a
6 de Abril na corrida de abertura da Temporada e deverá regressar na segunda
metade do Abono. Pela primeira vez, na primeira parte da época, teremos duas
alternativas, as de Parreirita Cigano (Junho) e de Luis Rouxinol Jr. (Julho), ambos
nas fotos de baixo


José Maria Manzanares vai finalmente fazer esta temporada a sua estreia no Campo Pequeno, no ano em que se comemora com pompa, circunstância e cartéis "do outro mundo" o 125º aniversário da inauguração da praça lisboeta. Faltarão apenas limar algumas arestas depois do primeiro encontro formal de Rui Bento com o empresário e apoderado do famoso toureiro, António Matilla, anteontem em Salamanca. A contratação definitiva ficará rematada ainda no decorrer desta semana com uma nova viagem-relâmpado a Espanha do director de Actividades Tauromáquicas da primeira praça do país.
Manzanares deverá tourear em Lisboa num "mano-a-mano" com Pablo Hermoso de Mendoza, mas não na primeira parte da temporada. Será provavelmente em Setembro na segunda apresentação de Pablo Hermoso, que virá pela primeira vez, como estava, aliás, programado, a 18 de Maio, na segunda corrida do Abono.
Nessa noite e depois do êxito desse cartel em 2016, Pablo Hermoso de Mendoza pode voltar a alternar com os jovens Moura (João Júnior ou Miguel) e Telles (João), mas o cartel não está ainda defintivamente formado
A abertura da temporada, como já é do conhecimento público, será na noite de 6 de Abril com um cartelazo que promete esgotar o Campo Pequeno: o Maestro João Moura, os Forcados de Vila Franca e os matadores Juan José Padilla e Roca Rey, que se apresenta como matador em Lisboa, depois de já aqui ter toureado num espectáculo de oportunidade aos novos quando era ainda bezerrista. Os toiros para esta corrida serão anunciados no próximo dia 8 de Março na conferência de imprensa de apresentação da primeira metade do Abono/2017, mas muito certamente pertencerão à ganadaria Varela Crujo.
A terceira corrida do ano será a 8 de Junho e a empresa mantém o cartel em aberto, podendo deixá-lo ficar, como aconteceu em anos anteriores, como cartel-surpresa, se até ao dia de apresentação dos elencos não tiver ainda chegado a acordo com Diego Ventura. As conversações estão apenas barradas por questões económicas. Podia ser a repetição do "mano-a-mano" Ventura/"El Juli", que foi a grande corrida da temporada de 2015.
A quarta corrida é a 29 de Junho e será a alternativa do cavaleiro Parreirita Cigano (foto da esquerda), apadrinhado pelo veterano e seu mestre Manuel Jorge de Oliveira (que regressa especialmente para esta noite especial) num elenco de seis cavaleiros, onde podem estar Rui Salvador, Ana Batista (que reaparece) e Marcos Bastinhas, para já.
Para a primeira metade do abono está ainda já certa, no mês de Julho, a corrida de alternativa do cavaleiro Luis Rouxinol Júnior (foto da direita), pelo que teremos dois doutoramentos no arranque do Abono/2017.
Juan José Padilla virá para uma segunda corrida na segunda metade da temporada, estando também praticamente confirmadas as vindas de "El Fandi" e de Juan del Álamo, bem como a actuação numa mesma corrida da nova parelha de matadores nacionais, António João Ferreira e Manuel Dias Gomes.  A prevista vinda ao Campo Pequeno do matador espanhol Alejandro Talavante não está ainda confirmada. Enrique Ponce pode vir em Agosto, na segunda parte da temporada, com o seu espectáculo muito idêntico ao que Morante trouxe no ano passado, lidando quatro toiros e repartindo a noite com um ou doir nomes grandes do mundo da canção de Espanha.
Certo é também o regresso ao Campo Pequeno do cavaleiro João Moura Caetano, provavelmente em duas corridas, depois de ter estado dois anos ausente da arena lisboeta. Numa das suas corridas não está afastada a possibilidade de o Maestro Paulo Caetano também tourear e de se apresentar na capital a nova ganadaria de Irmãos Moura Caetano.
A reaparição do Maestro Joaquim Bastinhas é também um dos acontecimentos que deverá marcar a segunda parte da temporada do Campo Pequeno.
Os primeiros elencos estão a ser ainda ultimados e deverão ficar rematados durante toda esta semana.

Fotos Emílio de Jesus, Frederico Henriques e D.R.