sábado, 25 de fevereiro de 2017

4 candidatos a Estremoz: decisão na 2ª feira

António Manuel Cardoso "Nené" (Toiros & Tauromaquia)
Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas)
Carlos Zuñiga (Circuitos Taurinos)
Vasco Durão (Verdadeira Festa)

Foram hoje abertas na sede da Associação Tauromáquica de Estremoz as propostas das quatro empresas candidatas à adjudicação da praça de toiros de Estremoz, um acto que contou com as presenças de três dos candidatos e que esteve presidido por Mariano Dias em representação da Câmara, proprietária da praça e por Hélder Cebola e José Pico da ATE.
Os candidatos, como ontem tínhamos adiantado, foram as empresas Toiros & Tauromaquia de António Manuel Cardoso "Nené"; Ovação e Palmas de Luis Miguel Pombeiro; Verdadeira Festa de Vasco Durão; e Circuitos Taurinos do espanhol Carlos Zuñiga. O valor mínimo exigido no Caderno de Encargos pelo aluguer da praça para cada uma das duas corridas a realizar em 2017 (FIAPE em 29 de Abril e Festas de Setembro) era de 1.200 euros e todos cumpriram o estipulado, menos o empresário espanhol que ofereceu 800 euros pelo aluguer de cada data.
A empresa Toiros & Tauromaquia ofereceu 1.200 euros por cada data e apresentou como cartel para 29 de Abril os cavaleiros João Moura, António Telles e João Maria Branco e os Forcados de Évora com toiros de Branco Núncio ou Pinto Barreiros. Para Setembro não mencionou elenco, apenas anunciando um concurso de ganadarias. A empresa de "Nené" propõe ainda a realização de um terceiro espectáculo de Toiros & Fados pelos Santos Populares (Junho).
A Ovação e Palmas fez uma oferta de 1.200 euros pela corrida de Abril e outra de 1.500 pela de Setembro. O cartel para a primeira corrida seria composto por António Telles, João Moura Caetano, Duarte Pinto ou João M. Branco, os Forcados de Montemor e toiros de Pinto Barreiros ou S. Torcato ou Paulo Caetano, não afastando a hipótese de ser um concurso de ganadarias. Para a corrida de Setembro, a empresa de Pombeiro anuncia Rui Salvador, Marcos Bastinhas, Miguel Moura ou João M. Branco. Pombeiro propõe ainda uma terceira corrida em finais de Junho ou princípios de Julho para homenagem ao cavaleiro local José Maldonado Cortes.
A empresa espanhola Circuitos Taurinos anunciou para 29 de Abril, como o "Farpas" esta semana adiantou em primeiríssima mão, um mano-a-mano João Moura Jr./Diego Ventura com toiros de Romão Tenório, sem especificar que grupos de forcados. Para Setembro, seria um concurso de ganadarias, não tendo mencionado qualquer nome para o cartel. O facto de ter oferecido pela renda um valor inferior ao estipulado no Caderno de Encargos pode desde já excluir esta proposta pelo não preenchimento dos requisitos exigidos.
Quanto à empresa Verdadeira Festa, propõe para 29 de Abril uma corrida com João Moura, Luis Rouxinol e João M. Branco, os Forcados de Montemor e toiros de Murteira Grave, não referindo nomes para a corrida das festas de Setembro.
A Câmara Municipal e a Associação Tauromáquica de Estremoz terão uma reunião na próxima segunda-feira para analisar detalhadamente as quatro propostas e tomar uma decisão.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens