quinta-feira, 9 de março de 2017

Campo Pequeno: os primeiros elencos de uma Temporada Histórica

Toureiros e forcados em foto de família com a administradora e a equipa do
Campo Pequeno. Em baixo, Rui Bento e a Drª Paula Mattamouros Resende
durante a conferência de imprensa que ontem decorreu na arena


As máximas figuras do toureio de Portugal e de Espanha estarão presentes no Abono da Temporada Tauromáquica de 2017, no Campo Pequeno, durante a qual se comemorarão os 125 anos da inauguração da Praça de Toiros de Lisboa (18 de Agosto de 1892). Os primeiros sete cartéis foram ontem apresentados em conferência de imprensa em que marcaram presença quase todos os toureiros contratados já para a primeira parte da temporada. Será, como referiu a administradora do Campo Pequeno, uma "Temporada Histórica".
Abonados e jornalistas não fizeram quaisquer perguntas no período reservado para as mesmas, depois de Rui Bento ter anunciado os elencos, o que significa que não houve dúvidas e muito menos críticas em relação aos mesmos.
Haverá corridas nos dias 6 de Abril, 18 de Maio, 8 e 29 de Junho, 6, 13, 20 e 27 de Julho, 3, 10 (novilhada de oportunidade a novos valores do toureio) e 18 de Agosto, 7 de Setembro e 12 de Outubro (Corrida de Gala à Antiga Portuguesa). Um total de 12 corridas e uma novilhada.
A empresa está a ultimar um conjunto de iniciativas para assinalar as comemorações dos 125 anos da Praça, tanto no que respeita ao domínio da tauromaquia, como nas restantes vertentes que hoje possibilitam a realização de vários tipos de espectáculos neste recinto e que, oportunamente, serão divulgadas. A administradora Drª Paula Mattamouros Resende anunciou a realização de dois espectáculos, um em Julho e outro em Setembro, comemorativos da efeméride que este ano se assinala e que a seu tempo serão anunciados.
Excepcionalmente, e para cumprir a data de inauguração, a corrida comemorativa dos 125 anos do Campo Pequeno será numa sexta-feira, 18 de Agosto - em que pode actuar o matador espanhol Enrique Ponce.
Para além das comemorações dos 125 anos da praça, a temporada ficará também marcada, entre outros factos, pela estreia no Campo Pequeno, do matador de toiros espanhol José Mari Manzanares, que esteve para vir só na segunda parte da época, mas que actuará a 13 de Julho "mano-a-mano" com Pablo Hermoso de Mendoza, o único toureiro anunciado em duas noites na primeira metade do Abono.
Actuarão também em Lisboa os matador espanhóis David Fandila “El Fandi”, Juan del Álamo e Juan José Padilla (triunfador de 2016, no Campo Pequeno), que inaugurará a temporada, juntamente com o peruano Roca Rey, a maior revelação do toureio, em 2016. e que se apresenta em Lisboa como matador de toiros.
No que respeita ao toureio a cavalo, o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, a maior figura mundial da modalidade e um dos ídolos dos aficionados portugueses, actuará também em Lisboa, juntamente com os maiores nomes portugueses do toureio equestre da actualidade.
Quanto a grupos de forcados e ganadarias, as mais importantes de Portugal e as triunfadoras no Campo Pequeno, na temporada de 2016 estarão de volta à primeira praça do país, o mesmo sucedendo com os forcados.
Para a segunda parte da temporada ficarão nomes comoos de Diego Ventura (que pode ainda estar na primeira metade do Abono, tendo a empresa guardado a data de 8 de Junho na esperança de até lar chegar a acordo com os seus apoderados, tendo Rui Bento frisado que o tema monetário é, para já, o entrave que não deixou avançar as negociações), de Rui Fernandes, de Leonardo Hernández e de João Ribeiro Telles, com os quais não houve também ainda acordo.
Os regressos a Lisboa de Filipe Gonçalves, de João Moura Caetano, de Jacobo Botero e de João Maria Branco foram algumas da novidades destes primeiros elencos.
São as seguintes as combinações de cartéis da primeira metade do Abono:

- 6 de Abril - Corrida Mista. Cavaleiro João Moura. Matadores Juan José Padilla e Roca Rey. Forcados Amadores de Vila Franca. 2 toiros de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas (lide a cavalo) e 4 de Varela Crujo (lide a pé).

- 18 de Maio - Corrida à portuguesa, de homenagem ao Real Clube Tauromáquico Português. Cavaleiros Pablo Hermoso de Mendoza, João Moura Jr. e Miguel Moura. Forcados Amadores de Lisboa e de Évora. Toiros de António Charrua.

- 8 de Junho - O cartel está, para já, em aberto, mas contará com a presença do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e muito certamente também do Grupo de Forcados Amadores de Turlock (Califórnia).

- 29 de Junho - Alternativa do cavaleiro Parreirita Cigano e comemoração dos 40 anos de Alternativa de Manuel Jorge de Oliveira. Corrida à portuguesa. Cavaleiros: Manuel Jorge de Oliveira, Rui Salvador, Ana Batista, João Maria Branco, Jacobo Botero e Parreirita Cigano. Forcados Amadores do Ribatejo, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca. Toiros de Luís Rocha.

- 6 de Julho - Corrida mista. Cavaleiro João Moura Caetano. Matadores de Toiros: David Fandila “El Fandi” e Juan del Álamo. Forcados Amadores do Aposento da Moita. Toiros da ganadaria Manuel Veiga.

- 13 de Julho - Corrida Mista. Rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza. Matador de Toiros José Mari Manzanares. Forcados Amadores de Montemor. 3 toiros para a lide a cavalo de ganadaria a designar e 3 toiros de García Jiménez para a lide a pé.

- 20 de Julho - Alternativa de Luís Rouxinol Jr. Cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Luís Rouxinol Jr. Forcados Amadores de Santarém e de Coruche e 6 toiros da ganadaria Murteira Grave.

- 27 de Julho - Corrida mista. Cavaleiros: Filipe Gonçalves e Francisco Palha. Matador de Toiros António João Ferreira. Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Amadores das Caldas da Rainha. 4 toiros de Santa Maria (lide a cavalol) e 2 de Falé Filipe (lide a pé).

Mais logo, não perca: a detalhada análise de Miguel Alvarenga, um por um, aos primeiros cartéis do Campo Pequeno e a foto-reportagem de Maria João Mil-Homens do acto de apresentação dos mesmos, ontem na arena da primeira praça do país.

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno