quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Vitor Escudero: Até sempre, querido Manel... ou até à nossa próxima feira taurina!

Foram (e são, Graças a Deus!), mais de quarenta anos de Amizade, Cumplicidades, Solidariedades, Fratrias! 

Percorremos juntos, lado a lado, as grandes Feiras Taurinas de Espanha… e sentámo-nos à mesa para os melhores manjares e superiores néctares desta imensa piel de toro ibérica. 

Um ano começámos em Castellón, com o amigo Diego Puerta e terminámos em Zaragoza, a jantar com o Vitor Mendes, depois da corrida. Madrid e Málaga eram feiras obrigatórias, durante anos. 

Sonhámos juntos, realizámos juntos… e, estivemos sempre juntos, mesmo na divergência e na ausência! Tivemos uma visão comum, à mesa do nosso restaurante preferido “As Velhas”… recuperar, dinamizar e institucionalizar a Real Tertúlia Tauromáquica Dom Miguel I. E, conseguimos! 

Tinha-me telefonado e convidado para o seu jantar de aniversário: 75 anos, no passado dia 20 de Novembro… ia reunir a Família e os Amigos no nosso poiso habitual… “As Velhas”. Mas passou esse dia, já colhido pelo negro Covid, em pleno Hospital de Santa Maria… acreditei sempre que nos voltaríamos a sentar para o ‘polvo cozido com todos’… e, que toda esta passagem, fosse isso mesmo… um tempo de paragem e descanso… e que o meu Querido Manel voltasse “firme e hirto” às nossas lides! 

Afinal, a Tucha, foi-me avisando e ontem disse-me… “está em estado crítico”! Mesmo assim, continuei a acreditar, a manter a Fé e a Esperança… afinal a Macarena é Mãe… e o Manuel Andrade Guerra era de Cavalaria e havia passado a Guerra de África! 

E, ontem, era de Dia de Conjurados… o Manel era um fiel Conjurado pela Restauração da Monarquia, o Manel não me falharia, na caminhada.

 Hoje, acordei cedo… e o meu Querido Filho Simão Escudero, ligou-me e deu-me a tristíssima notícia: “O tio Manel… cruzou o burladero da eternidade”

Até sempre, Querido Manel… ou até à nossa próxima feira taurina!

Vitor Escudero

Fotos Marque Valentim