quarta-feira, 11 de março de 2009

Alter: homenagem a Figuras da Festa


Já no próximo dia 28 de Março, no Castelo de Alter do Chão e a anteceder a abertura do certame "Abril-Mês da Tauromaquia", terá lugar uma sessão de homenagem a várias e importantes figuras que ao longo dos anos se destacaram no panorama tauromáquico nacional e internacional. A iniciativa pertence ao crítico taurino Marco Gomes, responsável pela realização das várias manifestações que integram esta exaltação à Festa Brava em Alter e conta com o apoio da autarquia local.
Serão homenageados João Nunes Patinhas, Sabino Berlixa, Manuel Ferrão, José Maldonado Cortes, Júlio Gomes, Sommer D'Andrade José Tinoca, João Ramalho e David Ribeiro Telles e ainda, a título póstumo, Luis Saramago, Guilherme Pereira, José Agostinho dos Santos e Simão Malta. Nesse mesmo dia haverá um colóquio subordinado ao tema "à volta do toiro", moderado por António José Batista e com intervenções de João Nunes Patinhas, Marco José, Luis Procuna, Sabino Berlixa e Luis Toucinho.
Também no dia 28 de Março serão inauguradas no Castelo de Alter do Chão duas exposições de temática taurina, que ali ficarão patentes até 24 de Maio: uma colectiva de fotografia, intitulada "a Tauromaquia vista pela objectiva", com trabalhos de Emílio, João Dinis, António Abrantes, Hugo Calado, Florindo Piteira, António Carneiro, Fernando Henriques e Luis Mourato; e uma exposição de pintura ("as cores da Festa") da autoria de Paim das Neves.
Na foto (de arquivo), três das Figuras homenageadas em Alter: Guilherme Pereira, José Cortes e Agostinho dos Santos.

Foto Lucílio de Figueiredo/Arquivo pessoal de Marco Gomes