quinta-feira, 12 de março de 2009

Até os anti-taurinos lêem o "Farpas"!


O Grupo Ecologista da Associação Académica de Coimbra realizou ontem um colóquio com o objectivo de acabar com a tradicional Garraiada da Queima das Fitas, que data de 1903. A notícia, mal divulgada, saíu no próprio dia num diário da cidade, sem nenhum destaque, provavelmente com o propósito de não alertar muito e só lá estarem eles. Mas o "nosso" João Cortesão, residente na cidade dos estudantes e um dos grandes incentivadores da afición local, do grupo de forcados da Universidade e até mesmo da realização da referida garraiada, descobriu a marosca e encheu o anfiteatro com estudantes aficionados e não só. A convocatória aos estudantes aficionados foi feita em cima da hora e a reunião estava marcada (também de propósito) à hora das aulas e de exames. Mesmo assim, os taurinos tocaram a reunir e esmagaram os propósitos dos "contras". 
"Demos-lhes uma cabazada maior que a do Bayern ao Sporting e os estudantes de Direito da vetusta Universidade de Coimbra deram show", conta o cronista do nosso jornal.
Durante o animadíssimo colóquio, realizado no anfiteatro "Salgado Zenha", à cunha, e onde os aficionados eram três ou quatro vezes mais que os "anti", os representantes da "Animal", da Protectora e dos "anti-touradas" foram unânimes em reconhecer que lêm com frequência o jornal "Farpas"e que conhecem de gingeira o nosso estilo de falar deles.
E o resultado acabou por ser uma proposta deixada à Associação de Estudantes para que se passem a realizar, não uma, mas duas ou até mesmo mais garraiadas de estudantes ou, inclusivé, uma por cada faculdade, atendendo a que a praça da Figueira da Foz (onde a garraiada da Queima se costuma efectuar) esgota com 5.000 estudantes e de comboio se deslocam para lá cerca de 1.500, não contando com os que viajam de automóvel. Venceu esmagadoramente a opinião dos aficionados!
Na próxima edição do "Farpas" - de hoje a oito dias nas bancas - João Cortesão conta tudo ao pormenor. Não percam esta "tourada" em Coimbra!

Foto D.R.