domingo, 15 de março de 2009

Francisco Matias: estado "estacionário"


Embora muito grave e com lesões cerebrais irreversíveis e que levaram já os médicos a decretar "morte cerebral", é considerado estacionário - ou seja, sem agravamento, mas também sem possíveis melhoras - o estado do jovem forcado Francisco Matias, internado ao início da noite de ontem na Unidade de Neurocirurgia do Hospital de São José, em Lisboa, depois de ter sido inicialmente socorrido no Hospital de Portalegre, de onde veio transferido para a capital num helicóptero do INEM.
O forcado, que há dois anos integrava as fileiras dos Amadores de Portalegre (na foto, na noite da sua estreia no Campo Pequeno), é natural de Tolosa e exercia funções como animador cultural num lar de idosos local. Foi vítima de gravíssima colhida quando pegava "à porta da gaiola" uma vaca de Romão Tenório num treino efectuado na manhã de ontem, sábado, em Esperança (Arronches).
Familiares e companheiros de pegas do jovem Francisco continuam em Lisboa, no Hospital de São José, à espera de novas notícias médicas sobre a evolução do seu estado.

Foto Emílio