domingo, 15 de março de 2009

Rebentámos a escala!


Ainda sem uma semana de existência, o "Farpas Blogue" ultrapassou já todas as expectativas iniciais e "rebentou com a escala", tornando-se em poucos dias (poucas horas, mesmo) o "site" (não o sendo propriamente) mais visitado pelos aficionados.
Para isso contribuiu de forma decisiva o empenho de toda uma equipa, mas especialmente do director Miguel Alvarenga, por norma adverso às modernices da nova tecnologia, mas que e como refere na próxima quinta-feira na sua coluna "Aficions" do semanário "Farpas", Hugo Teixeira, "perdeu de vez a cabeça"...
O resultado, referiu o mesmo Hugo Teixeira há poucos minutos ao "Farpas", foi "um trabalho jornalístico exemplar e uma verdadeira lição de como deviam ser os sites taurinos nacionais".
"O noticiário, constante e permanentemente actualizado, sobre a tragédia do forcado Francisco Matias, de Portalegre, emitido quase constantemente, on-line, durante as últimas horas, foi um grande exemplo de como se faz bom jornalismo e de como deviam funcionar os sites de tauromaquia que existem em Portugal", opina Hugo Teixeira.
E acrescenta: "acredito que o Miguel nem tenha dormido esta noite, para manter actualizados os aficionados...".
Sobre os efeitos do sucesso deste "site" na vida do semanário "Farpas", Miguel Alvarenga tranquiliza: "há quem tema, nomeadamente nos que me estão mais próximos, que a existência deste blogue pode prejudicar o jornal e levar as pessoas a não o comprar já, depois de lerem aqui determinadas notícias, mas tenho uma óptica diferente. Primeiro, não se queimarão neste espaço notícias que todos vão ler mais desenvolvidas e com todos os pormenores que obviamente aqui não se contam, na quinta-feira no jornal; depois, o público gosta e gostará sempre de folhear um jornal, além de que a esmagadora maioria dos leitores do 'Farpas' não anda pela internet, prefere ler no papel; por fim, considero que este blogue pode ser no futuro um complemento e uma mais-valia importante para o jornal. Se não, não o tínhamos criado. Sou doido, mas não tanto ao ponto de me prejudicar e ao meu jornal".
Entretanto, as visitas ao "Farpas Blogue" sobem em flecha de minuto e minuto e os aficionados já não falam de outra coisa nos últimos dias! Chegámos e mostrámos que também somos capazes! sem a pretensão de sermos melhores ou piores que os outros. Mas, diferentes continuamos a ser. Aqui e no jornal "Farpas", que quinta-feira próxima estará em força nas bancas!

Foto Rita Barreiros