A empresa de Madrid apresentou os dados estatísticos de 2018. 937.928 espectadores assistiram aos 70 espectáculos e um toiro da ganadaria lusa de Guiomar Moura foi um dos três lidados em Las Ventas com honras de volta ao ruedo
Um total de 937.928 espectadores passaram este ano pela Monumental de las Ventas, em Madrid, segundo dados divulgados pela empresa Plaza 1, para assistir às 40 corridas de toiros, 21 novilhadas, 5 corridas de rejoneio e 4 festejos populares. 19.500 presenciaram os espectáculos de recortadores.
O rejoneador Diego Ventura (que fez história ao cortar um rabo, sendo o primeiro cavaleiro a conquistar tal troféu na principal praça de toiros do mundo, mais de quarenta anos depois do último rabo ali concedido a Palomo Linares) e os matadores Álvaro Lorenzo, Alejandro Talavante e Sebastián Castella foram os quatro toureiros que sairam este ano em ombros pela porta grande de Las Ventas.
Lidaram-se 416 reses e dois toiros lidados a pé - "Viscoso" da ganadaria El Torero e "Asturdero" de Saltillo - foram premiados com volta ao ruedo. Dos toiros lidados a cavalo em Madrid, a honra maior vai para a ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura, com o toiro "Rinconado" também premiado com volta ao ruedo, depois de ter sido lidado por Ventura na sua "encerrona" de 6 de Outubro.
Do total de reses lidadas este ano em Madrid, 38% foram ovacionadas no arraste e 18 foram devolvidas aos currais (8 toiros e 10 novilhos).
Foto D.R./aplausos.es