sábado, 10 de novembro de 2018

Golegã, ontem: Baile das Jaquetas... sem João Moura

Francisco Palha e Ana Batista com Rita Cotrim e Rafael Vilhais
Ana Batista com o seu apoderado José Luis Gomes
Francisco Palha recebeu as homenagens do seu apoderado Rafael Vilhais. Em
baixo, José Pestana com Ana Batista no momento do tributo prestado ao ausente
João Moura

Pouco dado a esta feira das vaidades em que se transformou a Feira da Golegã, tão diferente da antiga, da verdadeira de outros tempos (como nós te compreendemos!), João Moura não foi ontem ao Bale da Jaqueta, onde seria homenageado pelos seus 40 anos de alternativa e onde o foram também os cavaleiros Ana Batista e Francisco Palha.
O mais solene dos eventos que todos os anos se realiza na Feira da Golegã teve lugar, como sempre, na Quinta dos Álamos, com primorosa organização de Miguel Cotrim e reuniu um considerável número de aficionados, muitos deles trajados a rigor.
Maria João Mil-Homens leu um breve texto escrito por Miguel Alvarenga (também pouco dado a estas coisas da Golegã...) alusivo aos três cavaleiros homenageados (que publicaremos a seguir) e depois seguiram-se as homenagens aos cavaleiros.
Ana Batista teve a seu lado, no momento em que lhe foi prestado o merecido tributo, o seu apoderado José Luis Gomes e Francisco Palha recebeu das mãos do seu também (ainda) apoderado Rafael Vilhais as lembranças da organização do Baile da Jaqueta.
As honrarias prestadas ao ausente Maestro Moura estiveram a cargo do conhecido José Pestana, que fez entrega das respectivas lembranças a Ana Batista, que representou o cavaleiro de Monforte.
Seguiu-se o animado baile.

Fotos Emílio de Jesus