
A praça de Évora promete ser um dos grandes epicentros da temporada. Foram esta tarde apresentados os cartéis das três primeiras grandes corridas e a época começa já no dia 28 deste mês com a Gala do Moço de Forcado
A empresa Arena Eborense, composta por António Alfacinha, Francisco Mendonça Mira, Carlos Ferreira e a Toiros & Tauromaquia de António José e Margarida Cardoso, apresentou hoje ao final da tarde no ÉvoraHotel os primeiros grandes cartéis da temporada na Arena D’Évora - a Gala do Moço de Forcado (28 de Março) seguida de uma Festa “Coparias” no Monte das Flores e três corridas monumentais nos dias 17 de Maio (Concurso de Ganadarias), 27 de Junho (São Pedro, Corrida Sulregas)) e 17 de Julho (Corrida Agrovisul).
João Moura Júnior, que se encerra com os seis toiros do Concurso de Ganadarias, sendo a primeira vez que isso acontece nesta corrida tão tradicional, é o único toureiro presente em duas das primeiras corridas, regressando à Arena D’Évora a 17 de Julho com Rui Fernandes e Diego Ventura.
Na corrida de São Pedro anuncia-se outro grande trio: João Ribeiro Telles, Marcos Bastinhas e Guillermo Hermoso de Mendoza.
Consagrados grupos de forcados marcam também presença nestes três primeiros cartéis de Évora: Montemor e Évora no Concurso de Ganadarias; Grupo de Évora em solitário no São Pedro; e grupos de Évora e Alcochete na corrida de Julho.
O aspecto torista assume também destacado relevo, assegurando a seriedade e a emoção que são a base do espectáculo tauromáquico, nestes excepcionais cartéis que hoje foram dados a conhecer e que constituem a primeira metade de uma aliciante temporada na Arena D’Évora.
No Concurso de Ganadarias, em 61ª edição, Moura Jr. enfrenta a solo seis exemplares das divisas Veiga Teixeira, Branco Núncio, Vale Sorraia, Murteira Grave, Passanha e Romão Tenório; na corrida de São Pedro anunciam-se três toiros de Passanha e três de Rosa Rodrigues, ganadaria que regressa a praças portuguesas após alguns anos a triunfar em Espanha; por fim, na corrida de 17 de Julho serão lidados toiros da ganadaria de António Charrua.
Destaque ainda para o facto de a corrida Concurso de Ganadarias ser abrilhantada não apenas pela Banda de Alcochete, mas também por Inma Vilchez e pelo trio Fado Marialva.
Na Gala do Moço de Forcado, que já no próximo dia 28 constitui o primeiro festejo do ano em Évora, vão participar todos os grupos da Associação de Forcados e ainda grupos dos Estados Unidos da América e do México, o que é novidade neste já tradicional espectáculo que inclui o concurso de cernelhas, a realização de sortes antigas da pega e ainda a participação de um grupo de forcados veteranos.
Além das corridas hoje apresentadas, a empresa anunciou já a realização de mais duas, uma a 3 de Outubro e outra de encerramento da temporada que será a 31 de Outubro ou a 1 de Novembro, cujos cartéis serão posteriormente divulgados.
Em suma, uma temporada em grande na Cidade-Museu.



