domingo, 31 de dezembro de 2023

Um Ano Novo fantástico!

Miguel Alvarenga - Está na hora de o fazer, antes que o ano mude e me esqueça...

A todos os nossos verdadeiros amigos - e aos falsos também -, aos que lêem diariamente o "Farpas" e aos que ao longo de 15 anos (festejamos em 2024 o nosso 15º aniversário, eu que nunca na vida pensara andar a brincar aqui pela estratosfera...) nos deram a sua preferência, elegendo-nos como líderes da informação taurina por estas bandas; aos que dizem, que não nos lêem, mas sabem de cor e salteado tudo o que aqui vem referido...; aos nossos anunciantes e apoiantes; a todos os toureiros, forcados, empresários, ganadeiros e demais intervenientes na Festa, que são, ao fim e ao cabo, a razão de ser da nossa existência - a todos Vós, venho aqui desejar, a meia hora da mudança de ano, um 2024 cheio de saúde, com muitas triunfos e menos guerras (as nossas e as dos outros, as que são a sério).

Um Ano melhor que este! Que seja fantástico!

Foto D.R.



Moura Jr. em Atarfe no Dia de Andaluzia

Ayuntamiento de Atarfe (Granada) e a empresa de Pedro Pérez "Chicote" fazem na próxima quinta-feira 4 de Janeiro, no Centro Cultural Medina Elvira, a apresentação oficial do cartel da II Grande Gala do Dia de Andaluzia, corrida de rejoneio que se realizará no Coliseu de Atarfe (foto de cima) no dia 28 de Fevereiro.

João Moura Júnior (primeira foto de cima) será um dos cavaleiros que aí actuarão nessa corrida, iniciando assim a sua campanha de 2023 em Espanha, cerca de um mês antes de actuar em Évora (23 de Março) no festival taurino da Gala da Tauromaquia.

Ainda sem confirmação oficial, os rejoneadores Lea Vicens e Sebastián Fernández podem rematar o cartel do Dia da Andaluzia em Atarfe.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R. 

Coice de cavalo: António Telles Filho operado a fractura num braço

No final deste ano em que tomou a alternativa e se destacou como um dos jovens cavaleiros triunfadores da temporada, António Ribeiro Telles Filho sofreu esta semana um coice de um cavalo que lhe provocou uma lesão num braço (fractura do cúbito).

Foi operado no Hospital da CUF, em Lisboa, e encontra-se já em casa em franca recuperação.

Ao António, desejos de rápido restabelecimento e de um ano de 2024 cheio de triunfos.

Foto M. Alvarenga

Joaquim Bastinhas: 5 anos de saudade

Miguel Alvarenga - Joaquim Bastinhas, ainda e sempre lembrado como o mais querido e o mais popular dos toureiros nacionais nas últimas quatro décadas, morreu há cinco anos, no último dia de 2018. E nada voltou a ser igual depois da sua prematura partida.

Estava há dois meses internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, e o seu triste fim foi quase a crónica de uma morte anunciada. Talvez esperada. Mas injusta. Terrivelmente injusta.

Um toureiro de verdade que ganhou o respeito de todos. Uma figura de época que marcou o toureio em Portugal. Um ídolo popular muito para além do mundo tauromáquico.

Foi a alegria, a contagiante alegria que a todos tocava e cativava mal entrava na arena. Foi a coragem, a coragem de enfrentar a morte e vencer os perigos sempre com um sorriso franco no rosto.

Cinco anos depois da sua partida, recordamos Joaquim Bastinhas com uma saudade que não tem fim. Nem terá nunca. Ele foi único - e nunca mais haverá outro igual.

Fotos Maria Mil-Homens e Frederico Henriques/Arquivo

Estreia e despedida: Pablo Hermoso em ombros ontem em Yahualica

Pablo Hermoso de Mendoza cortou duas orelhas (uma a cada toiro do seu lote) e saíu ontem em ombros da praça mexicana de Yahualica (Jalisco), onde toureava pela primeira vez e em simultâneo fazia a sua despedida.

Repartiu cartel com os matadores Diego Sánchez (silêncio e palmas) e Román Martínez (orelha e palmas), frente a toiros da ganadaria Carranco.

Foto D.R.

Balanço do ano: "CM" destaca romance de Moura Caetano e Luciana Abreu como "o relacionamento mais fugaz" de 2023

O "Correio da Manhã" destaca hoje na sua revista especial dedicada ao balanço de 2023, o romance vivido este ano pelo cavaleiro João Moura Caetano com a estrela televisiva Luciana Abreu, referindo-o "certamente como o relacionamento mais fugaz, por começou e terminou em 2023".

"Foi a revista 'Vidas' do 'CM' que tornou pública esta relação em Fevereiro e foi o comentador Léo Caeiro que anunciou o fim no programa 'Manhã CM', da CMTV, a 27 de Novembro" - lê-se na publicação.

Fotos "CM"

Ontem, sábado: 6.147 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
  1 710
Visualizações 
de página de ontem
6 147
Visualizações de páginas 
no último mês
269 061
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
42 911 537


sábado, 30 de dezembro de 2023

Colômbia: Talavante eleito máximo triunfador da Feira de Cali

Os matadores espanhóis Alejandro Talavante (triunfador da 65º Feira do Señor de los Cristales) e Emílio de Justo (melhor faena do ciclo), na foto de cima ambos em ombros na corrida de anteontem com o proprietário da ganadaria Vistahermosa (de que Talavante indultou um toiro) foram eleitos triunfadores-maiores da Feira Taurina de Cali, na Colômbia, um certame que pelo terceiro ano consecutivo teve como presidente (director de todos os festejos) o taurino português José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim".

Foram ainda premiados a ganadaria Vistahermosa (melhor ganadaria), o toiro "Tocayito" de Mondoñedo (melhor toiro), o novilheiro Cristiano Torres e o bandarilheiro Ricardo Santana.

Fotos Tauroemoción Colômbia

Gonçalo Alves no primeiro bolsín taurino de 2024 em Espanha

O jovem novilheiro praticante Gonçalo Alves, aluno da Escola de Toureio "José Falcão" de Vila Franca de Xira, será um dos 25 toureiros aspirantes que no próximo dia 13 de Janeiro vão participar em Ávila (Espanha) na primeira eliminatória do Bolsín Taurino Mirobrigense, primeiro ciclo de novilhadas de 2024 no país vizinho.

Esta primeira eliminatória será um tentadero na finca Montetiétar em Lanzahita (Ávila), no qual se vão apurar os participantes nas eliminatórias seguintes. Serão lidadas reses de José Escolar.

Foto M. Alvarenga

Aposento da Chamusca no México para pegar 2ª feira em Mérida

Iniciando a temporada de comemoração do 40º aniversário da sua fundação, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca pega na próxima segunda-feira 1 de Janeiro na praça de Mérida, no México - país para onde partiu ontem.

Na foto de cima, o grupo no Aeroporto antes de embarcar. Seguiram também nesta digressão os dois primeiros cabos ao Aposento da Chamusca, Tiago PrestesPedro Coelho dos Reis (Pipas), a acompanhar os elementos do grupo e o seu novo cabo João Saraiva.

Na próxima segunda-feira em Mérida lidam-se seis toiros da ganadaria Zacatepec (nas fotos de baixo) e actuam o rejoneador espanhol Andy Cartagena e os mexicanos Fauro AloiJosé Funtanet.

Fotos D.R.








Ontem, 6ª feira: 7.713 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
  2 002
Visualizações 
de página de ontem
7 713
Visualizações de páginas 
no último mês
269 061
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
42 905 682


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

A Figura do Ano - Tomás Bastos

A apresentação em público do jovem novilheiro Tomás Bastos (16 anos), ao lado de Morante de la Puebla, na corrida do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira e a posterior confirmação de que nada acontecera por acaso, em Setembro na Moita e em Outubro outra vez na "Palha Blanco", foram, a nosso ver, os casos e a Figura que marcaram o ano de 2023 em Portugal.

Filho do bandarilheiro retirado David Antunes, sobrinho neto do saudoso Maestro José Júlio e do também antigo bandarilheiro Dário Venâncio, o jovem Tomás andava há já alguns anos a mostrar o que valia a assistências privadas e longe dos olhares públicos. Dentro do meio taurino, o seu nome já era referido como uma promessa segura e firme. O grande público só o descobriu em Julho em Vila Franca.

A uma aficion desgastada por andar há anos a ver sempre mais do mesmo, Tomás Bastos devolveu um rasgo de esperança e fez aumentar-nos a fé. Vila Franca tem uma nova estrela. Andava à procura dela há muitos anos. E Portugal tem outra vez um motivo para voltar às praças e acreditar que o toureio a pé é outra vez possível. Uma luz que "Juanito" fizera brilhar de novo. E a que Tomás Bastos veio agora acrescentar outra palavra de esperança.

Ele é, para nós, a Figura do Ano!

Tomás Bastos vai debutar com picadores na próxima Feira de Olivença, na super-novilhada matinal de domingo 3 de Março. E em Portugal, na próxima temporada de 2024 pode voltar a pisar as arenas de Vila Franca e da Moita e, eventualmente, a do Campo Pequeno pela primeira vez.

Foto M. Alvarenga

Tlaltenango (México): Pablo ficou "a uma orelha" da porta grande

Pablo Hermoso de Mendoza ficou ontem "a uma orelha" da porta grande na praça mexicana de Tlaltenango (Zacatecas), ao perder pelo menos uma orelha do seu segundo toiro (cortara uma ao primeiro) pelo mau uso do rojão de morte, sendo ovacionado.

Pablo Hermoso repartiu cartel com os matadores Arturo Saldívar (palmas e duas orelhas, saíu em ombros) e Arturo Gilio (palmas nos dois toiros do seu lote).

Lidaram-se a cavalo dois toiros de Campo Real e a pé quatro de Arroyo Zarco.

Foto NTR Toros

João Pedro Silva ajuda instituições da Ilha Terceira



Em 2023, João Pedro Silva, consagrado bandarilheiro tauromáquico, celebrou 15 anos de alternativa.


Conhecido por "Açoreano" no meio tauromáquico, João Pedro Silva levou a cabo uma iniciativa solidária ao longo de todo o ano.


Através da venda de merchandising relativo aos 15 anos de alternativa, com a realização de um festival taurino em Terra Chã, entre outras iniciativas, João Pedro foi recolhendo fundos ao longo deste ano.


Fundos esses, cerca de 3.500 euros, que foram agora aplicados em instituições de solidariedade social sitas na Ilha Terceira.


João Pedro Silva ajudou três instituições com a compra de material de que as mesmas necessitavam. Assim, entregou ao CAD – Centro de Apoio à Deficiência, em Praia da Vitória: 18 puffs especiais para pessoas com deficiência e duas televisões.


Doou uma televisão, uma varinha mágica, uma máquina de café, um aspirador, uma bicileta e doze tapetes de ginástica ao Centro Comunitário da Terra Chã.


Por fim, entregou dois cadeirões de massagem à ACM – Associação Cristã da Mocidade, que apoia pessoas com necessidades especiais.


João Pedro Silva saiu da Terceira em busca do sonho de ser toureiro e num ano muito especial para si, regressou, como faz anualmente, à sua terra de sempre para ajudar a concretizar os sonhos de quem mais precisa.


O consagrado bandarilheiro foi recentemente homenageado em Lisboa pela Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I pelos seus 15 anos de alternativa.


Fotos D.R.






Moura Caetano na mira de grandes marcas comerciais para o associarem à promoção dos seus produtos

João Moura Caetano - que acaba de ser distinguido ex-aequo com Miguel Moura pelo site "Infocul" como cavaleiro triunfador desta temporada - está a ser disputado por grandes marcas para lhes associar o seu nome e as promover. 

O famoso toureiro, que em 2023 se classificou como líder do ranking/escalafón mundial pela sua participação em 47 espectáculos, esteve há dias reunido em Lisboa com um agente artístico que lhe transmitiu o interesse manifestado por importantes marcas comerciais em associar o seu nome aos seus produtos, mercê da imensa popularidade que conquistou este ano entre o público em geral, não apenas pelos grandes e memoráveis triunfos que obteve em praça, mas muito também pelo romance que viveu ao lado da estrela televisiva Luciana Abreu (entretanto terminado) e que acabou por ser altamente positivo para a tauromaquia pela constante promoção que lhe deram nas primeiras páginas dos jornais generalistas e das revistas de sociedade.

É a primeira vez, em muitos anos, que um artista tauromáquico é cobiçado por marcas de produtos comerciais para os promover. Um desafio muito vulgar entre os jogadores de futebol e outro tipo de artistas, mas que há muitos anos não abrangia figuras das arenas.

Nos anos 60, recorde-se, o popular cavaleiro José Mestre Batista foi o rosto de um anúncio do creme para a barba Palmolive e já nos anos 70 também o Grupo de Forcados Amadores de Santarém foi a imagem utilizada para promover a marca de cigarros SG Gigante (ambos os anúncios em baixo).

Fotos M. Alvarenga e D.R.


Obituário 2023: o ano da morte do Dr. João Borges



Deixaram-nos neste ano de 2023 muitas figuras queridas do mundo tauromáquico. Entre elas, o Dr. João Borges (foto de cima), antigo empresário da praça de toiros do Campo Pequeno e de outras, o grande - e esquecido - responsável pela obra monumental de remodelação da primeira praça do país. Morreu em 17 de Abril.


O antigo administrador da Sociedade de Renovação Urbana do Campo PequenoDr. João António Pina Borges, estava há nove meses internado no Hospital de São José, em Lisboa, depois de ter sofrido no Verão de 2022 uma agressão, alegadamente por parte de um vizinho, batendo violentamente com a cabeça no chão e sofrendo uma grave lesão medular que o deixou tetraplégico, permanecendo na altura dois meses em estado de coma. 


João Borges, advogado de profissão, foi, juntamente com seu Pai, Dr. Henrique Borges (já falecido) e seu irmão Henrique, o grande responsável pelo projecto de remodelação e reabilitação da praça de toiros do Campo Pequeno, acabando depois por ser afastado da gestão da mesma por um processo de insolvência - que contestou vibrantemente nos últimos anos.


Morreu, como já morrera seu Pai, sem conseguir que fosse feita justiça a sua Família depois do controverso processo de insolvência que ditou o fim da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno e que os afastou da gestão da praça de toiros lisboeta. "A minha Família ficou destroçada!" - disse em 2019 numa entrevista ao semanário "Sol". E lutou até ao fim, com todas as suas forças, para que se fizesse justiça.


Morreu também sem que alguma vez os homens dos toiros lhe tivessem prestado uma homenagem e lhe tivessem expressado a gratidão pela obra monumental que ele e a sua Família fizeram em prol da Tauromaquia em Portugal e, mais concretamente, em prol da que foi a primeira praça de toiros do país.


Mas João Borges não foi a única figura do mundo tauromáquico a deixar-nos em 2023. O ano ficou marcado também pelas mortes do empresário Humberto Pardal; do matador de toiros Francisco Mendes; dos forcados José Barrinha da Cruz e Aníbal Pinto, ambos membros da fundação do Grupo de Amadores de Alcochete; de José Simões Berto, antigo cabo dos Forcados de Tomar; de João Lira, antigo forcado dos Amadores Lusitanos; do bandarilheiro Manuel Lopes; de Cláudio Pereira (Cassiano), forcado dos Amadores de Moura; dos ganadeiros D. Eduardo Guedes de Queiroz e D. João Dias Coutinho; do grande aficionado vilafranquense João Miguel Perdigão; do antigo forcado José Luis Pires, organizador do festival taurino dos Bombeiros de Serpa; de Luis Sarmento, cronista taurino e ex-apoderado do matador Pedrito de Portugal; do antigo cavaleiro Rui Alexandre, entre outros.


Que em paz descansem.


Fotos Emílio de Jesus/Arquivo, Maria Mil-Homens, M. Alvarenga e D.R.


Humberto Pardal
José Barrinha da Cruz
Aníbal Pinto

Francisco Mendes
Manuel Lopes
João Lira
João Miguel Perdigão
José Simões Berto
D. Eduardo Guedes de Queiroz
D. João Dias Coutinho
Rui Alexandre

Feira de Cali: Ferreira Paulo concede indulto a toiro lidado por Talavante

O popular taurino português, empresário e apoderado (do cavaleiro Salgueiro da Costa) José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" (primeira foto de cima) é, pelo terceiro ano consecutivo, o presidente (equivalente a director de corrida em cada festejo) da colombiana Feira de Cali - e ontem concedeu, a pedido insistente do público, o indulto ao quinto toiro da noite, "Relicário", da ganadaria Vistahermosa, superiormente toureado pelo matador espanhol Alejandro Talavante (foto de cima), que já cortara uma orelha ao segundo toiro da corrida e obteve neste simbolicamente as duas orelhas e o rabo.

Completavam o cartel os matadores Luis Bolívar (silêncio e uma orelha) e Emílio de Justo (duas orelhas e silêncio). Talavante e Emílio de Justo sairam em ombros no final.

Fotos Julián Velasco/mundotoro.com