domingo, 24 de dezembro de 2023

Roca Rey no Dia de Portugal em Santarém

Andrés Roca Rey actuará a 10 de Junho, Dia de Portugal, na Monumental de Santarém. As conversações com a Associação "Sector 9" estão praticamente concluídas e o matador peruano actuará como único espada lidando dois toiros de uma ganadaria espanhola.

Segundo o site touroeouro.com, Roca Rey vem repartir cartel com os cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, que enfrentarão quatro toiros de Murteira Grave.

Na primeira corrida de Santarém, em Março, como já anunciámos, será a corrida da Família Ribeiro Telles, com a alternativa de Tristão Telles de Queiroz. Na Feira do Ribatejo, haverá duas corridas: esta de 10 de Junho e outra dias antes.

Roca Rey toureou pela primeira vez em Portugal no ano de 2011 (23 de Fevereiro) na praça do Campo Pequeno, quando ainda era bezerrista, mas já uma promessa. Participou no Encontro Internacional de Escolas Taurinas e sofreu na arena de Lisboa uma aparatosa colhida. como o documenta a foto de baixo, captada pelo repórter João Silva. Roca Rey esteve algumas horas em observação no Hospital de Santa Maria depois desta impressionante voltareta, mas felizmente não sofreu nenhuma lesão grave.

Posteriormente, já matador de toiros, toureou em 2016 na praça de Salvaterra de Magos ao lado dos cavaleiros Ana Batista e Rui Fernandes e dos forcados de Montemor e Alcochete, com toiros de Murteira Grave.

No ano seguinte, marcou presença na corrida de abertura da temporada no Campo Pequeno, a 6 de Abril, actuando com Juan José Padilla na lide de toiros de Varela Crujo. A cavalo toureou João Moura com toiros de Vinhas e as pegas estiveram a cargo dos Amadores de Vila Franca.

Fotos D.R. e João Silva