quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

México: Hermosos e Ventura em ombros no Dia de Natal

Cada qual em sua praça: Pablo e Ventura em ombros no Dia de
Natal no México


Como sempre, o Dia de Natal é sinónimo de exaltação da arte tauromáquica no México, com a realização de tradicionais corridas de toiros nas principais praças do país - e este ano cumpriu-se a tradição, havendo a registar importantes triunfos dos rejoneadores Pablo e Guillermo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura, cada qual em sua corrida.

Pablo Hermoso cortou duas orelhas ao seu primeiro toiro e foi ovacionado no final da lide do segundo, na corrida mista com lotação esgotada celebrada no Dia de Natal na Monumental "Rodolfo Rodríguez El Pana" em Apizaco (Tlaxcala). Saíu em ombros com o matador Uriel Moreno "El Zapata" (orelha e duas orelhas), tendo completado o cartel o matador Sérgio Flores (palmas nos dois toiros) e o novilheiro Guillermo Veloz "Pausao II", que foi ovacionado. Lidaram-se toiros de Montecristo e um novilho de Nuñez del Olmo.

Guillermo Hermoso, por seu turno, actuou no mesmo dia em Jalpa, noutra corrida mista que registou uma entrada de três quartos. Cortou duas orelhas (uma em cada toiro) e saíu aos ombros. Repartiu cartel com os matadores Arturo Saldívar (ovação e orelha) e Michelito Lagravére (ovação nos dois toiros). Lidaram-se a cavalo dois toiros de Marrón e a pé quatro de San Marcos.

Diego Ventura toureou em Uriangato na praça de toiros "San Miguel", que registou mais de meia entrada. Cortou uma orelha ao primeiro toiro do seu lote e as duas ao segundo, saindo em ombros com o matador Isaac Fonseca (palmas no primeiro toiro e duas orelhas no segundo). Israel Téllez completou o cartel, escutando palmas nos dois toiros. Lidaram-se toiros de Santa Fé del Campo.

Fotos D.R. e Emílio Méndez

Guillermo Hermoso também em ombros em Jalpa