terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Triunfador de Madrid nas Sanjoaninas na Ilha Terceira

Estão praticamente delineados os cartéis das corridas de toiros que compõem a próxima temporada na Ilha Terceira, a mais aficionada das ilhas dos Açores.

Em Junho, pela Feira de São João (Sanjoaninas), vai marcar presença o matador espanhol Borja Jiménez (foto de cima), grande triunfador de Madrid nesta temporada, que actuará na corrida mista do ciclo com seu irmão, o também matador Javier Jiménez e o cavaleiro João Ribeiro Telles.

Telles e Moura Júnior (fotos de baixo) são os dois cavaleiros continentais que no próximo ano actuarão na Monumental de Angra do Heroísmo nas Sanjoaninas. A feira estará composta por três corridas: a mista, cujo cartel acima referimos, e duas à portuguesa: uma com João Moura Jr., João R. Telles e João Pamplona; e outra que será um mano-a-mano entre Tiago Pamplona e João Moura Jr.

Para além dos grupos de forcados locais - Tertúlia Terceirense e Ramo Grande - deverá ir do continente um terceiro grupo de forcados ainda não designado. No que a ganadarias diz respeito, deverão ser todas terceirenses.

Em 20 de Julho haverá uma quarta corrida em Angra do Heroísmo, a da despedida de Manuel Pires, cabo dos Forcados do Ramo Grande, que passa o testemunho a Rui Dinis. À partida, falou-se de um cartel com os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano e David Gomes e seis toiros de Irmãos Moura Caetano, mas os toiros continentais podem não poder voar para os Açores por motivos sanitários e a organização pode optar por uma corrida mista só com toiros locais, integrando ainda um novilheiro ou matador no elenco, podendo "cair" um dos cavaleiros referidos. Aguarde-se.

Em Agosto, no início do mês, realiza-se a corrida das Festas da Praia da Vitória, onde vão actuar os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e João Pamplona e os forcados da Tertúlia Terceirense e de Turlock (Califórnia) com seis toiros de ganadarias terceirenses.

Fotos Plaza 1 e D.R.