quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Com Tomás Bastos, em Março: Olivença volta a ser... terra portuguesa!

Há muitos anos que a Feira de Olivença não tinha um atractivo tão grande para levar os aficionados lusos às bancadas da sua praça - foram ontem anunciados os quatro cartéis (duas corridas e duas novilhadas) do ciclo que vai decorrer entre 1 e 3 de Março e o debute com picadores do novilheiro Tomás Bastos (o jovem toureiro que mexeu com a aficion em Portugal nesta temporada de 2023, na foto de cima) num super-cartel na manhã de domingo 3, onde pela primeira vez se confronta com Marco Pérez, a nova estrela do toureio espanhol, promete que a cidade fronteiriça volte nesse dia a "ser portuguesa"!

Os excepcionais elencos da 33ª Feira Taurina foram ontem oficialmente apresentados no Convento de San Juan de Dios de Olivença, pelo empresário José Cutiño e pelo jornalista e aficionado José Ribagorda, pregonero desta edição da importante feira que abre a temporada na Extremadura espanhola (foto de baixo).

Tomás Bastos debuta com picadores na grande novilhada matinal de domingo 3 de Março, em que se lidam oito novilhos da ganadaria de Talavante, repartindo cartel com Manuel Román, Marco Pérez (o confronto mais esperado) e Javier Zulueta, que também debuta com picadores.

Nas duas corridas de toiros actuam as primeiras figuras do toureio actual, havendo a destacar o facto de Roca Rey marcar presença em ambas. 

A feira abre na sexta-feira 1 de Março com uma novilhada em que actuam Carlos Domínguez, Sérgio Sánchez e Sérgio Domínguez "El Mella". Lidam novilhos de La Cercada.

No sábado 2, na primeira das duas corridas de toiros, actuam os matadores José Maria Manzanares, Alejandro Talavante e Roca Rey com toiros de Puerto de San Lorenzo.

Domingo, na segunda e última corrida, volta a tourear Roca Rey, desta vez repartindo praça com Morante de la Puebla e Juan Ortega, com toiros de Hnos. García Jiménez e Olga Jiménez.

Ou seja, melhor era impossível!

Fotos M. Alvarenga e aplausos.es

O jornalista José Ribagorda e o empresário José Cutiño ontem na
apresentação dos cartéis da 33ª Feira Taurina de Olivença