sábado, 16 de dezembro de 2023

Real Tertúlia D. Miguel I realizou Almoço de Natal hoje em Lisboa no Restaurante-Cervejaria "O Paco"

Com a sala cheia, esgotada há uma semana, a selecta Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I realizou hoje o seu Almoço de Natal no emblemático Restaurante-Cervejaria "O Paco", em Lisboa, prestando homenagens ao bandarilheiro João Pedro Silva "Açoreano" e ao Real Grupo de Forcados Amadores e Moura.

Com muitas ilustres presenças na sala, entre as quais as dos cavaleiros Mestre Luis Miguel da Veiga e Rui Salvador, o evento abriu com uma curta intervenção de Miguel Alvarenga, fundador da Tertúlia D. Miguel I, que lembrou a figura do saudoso Presidente Emérito Manuel Andrade Guerra e saudou os homenageados, frisando que não se trata de troféus a triunfadores da temporada, mas sim de prémios ao Mérito.

A seguir, José Carlos Amorim usou da palavra para traçar o perfil, como homem e toureiro, do consagrado bandarilheiro João Pedro Silva, natural da Ilha Terceira, que este ano comemorou o 15º aniversário da sua alternativa. João Pedro agradeceu a distinção e fez questão de saudar Rui Salvador, a cuja quadrilha pertence, depois de Amorim ter revelado que declinara um convite para integrar a equipa de uma figura internacional precisamente pelo compromisso que o une ao cavaleiro de Tomar, até que este se retire das arenas, o que acontecerá no final da próxima temporada. O Diploma a João Pedro Silva foi entregue por José Santos.

Seguidamente, o presidente da Real Tertúlia, Francisco Godinho Cabral, evocou o passado histórico do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e Ana Maria Magno (Tucha), viúva de Andrade Guerra, fez a entrega do Diploma de Honra a José Maria Costa Pinto, forcado que representou esta tarde neste evento o grupo alentejano e que fez a seguir a entrega de dois livros evocativos do historial do Real Grupo de Moura fundado em 1971.

O almoço constou de uma ementa especialmente confeccionada pela brilhante equipa do "Paco", liderada pelo Chef Nuno Alvarenga: amêijoas à Bulhão Pato, Massada de Peixe com Camarões e o célebre Rosbife.

O presidente da Real Tertúlia anunciou o primeiro evento que vai ser levado a efeito no próximo ano: um dia de visita à ganadaria Murteira Grave, na Herdade da Galeana, a 10 de Fevereiro.

Fotos Fátima Pinto Bessa e M. Alvarenga

Miguel Alvarenga no uso da palavra, a abrir a sessão
Sandra Strecht, Rui Salvador e Paula Lemos Figueiredo
Prof. Dr. Gorjão Clara e sua Mulher
General Mariz Fernandes e sua Mulher

José Carlos Amorim evocou a figura de João Pedro Silva
José Santos entregando o Diploma ao toureiro da Ilha Terceira


João Pedro Silva no uso da palavra
José Carlos Amorim e João Pedro Silva
Ana Maria Magno entregou o Diploma a José Maria Costa Pinto
Costa Pinto agradeceu a homenagem ao Real Grupo de Forcados
Amadores de Moura
Real Grupo de Moura ofereceu à Real Tertúlia e ao seu presidente
Francisco Cabral dois livros com o historial dos forcados
Francisco Cabral anunciou que a Real Tertúlia fará uma visita
à ganadaria Murteira Grave no próximo mês de Fevereiro
Figuras: Rui Salvador e Luis Miguel da Veiga
Rui Salvador e Luis Miguel da Veiga com João Pedro Silva
Fernando Teixeira com as figuras do toureiro
União de Forcados: Vitor Teixeira Santos e José Maria Costa Pinto
Ana Maria Magno (Tucha), Francisco Cabral e seu filho Francisco,
Fernanda Teresa Andrade Guerra e Fernando Teixeira
José Miguel e Ana Moore, Vitor Teixeira Santos e José Maria
Costa Pinto