sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Obituário 2023: o ano da morte do Dr. João Borges



Deixaram-nos neste ano de 2023 muitas figuras queridas do mundo tauromáquico. Entre elas, o Dr. João Borges (foto de cima), antigo empresário da praça de toiros do Campo Pequeno e de outras, o grande - e esquecido - responsável pela obra monumental de remodelação da primeira praça do país. Morreu em 17 de Abril.


O antigo administrador da Sociedade de Renovação Urbana do Campo PequenoDr. João António Pina Borges, estava há nove meses internado no Hospital de São José, em Lisboa, depois de ter sofrido no Verão de 2022 uma agressão, alegadamente por parte de um vizinho, batendo violentamente com a cabeça no chão e sofrendo uma grave lesão medular que o deixou tetraplégico, permanecendo na altura dois meses em estado de coma. 


João Borges, advogado de profissão, foi, juntamente com seu Pai, Dr. Henrique Borges (já falecido) e seu irmão Henrique, o grande responsável pelo projecto de remodelação e reabilitação da praça de toiros do Campo Pequeno, acabando depois por ser afastado da gestão da mesma por um processo de insolvência - que contestou vibrantemente nos últimos anos.


Morreu, como já morrera seu Pai, sem conseguir que fosse feita justiça a sua Família depois do controverso processo de insolvência que ditou o fim da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno e que os afastou da gestão da praça de toiros lisboeta. "A minha Família ficou destroçada!" - disse em 2019 numa entrevista ao semanário "Sol". E lutou até ao fim, com todas as suas forças, para que se fizesse justiça.


Morreu também sem que alguma vez os homens dos toiros lhe tivessem prestado uma homenagem e lhe tivessem expressado a gratidão pela obra monumental que ele e a sua Família fizeram em prol da Tauromaquia em Portugal e, mais concretamente, em prol da que foi a primeira praça de toiros do país.


Mas João Borges não foi a única figura do mundo tauromáquico a deixar-nos em 2023. O ano ficou marcado também pelas mortes do empresário Humberto Pardal; do matador de toiros Francisco Mendes; dos forcados José Barrinha da Cruz e Aníbal Pinto, ambos membros da fundação do Grupo de Amadores de Alcochete; de José Simões Berto, antigo cabo dos Forcados de Tomar; de João Lira, antigo forcado dos Amadores Lusitanos; do bandarilheiro Manuel Lopes; de Cláudio Pereira (Cassiano), forcado dos Amadores de Moura; dos ganadeiros D. Eduardo Guedes de Queiroz e D. João Dias Coutinho; do grande aficionado vilafranquense João Miguel Perdigão; do antigo forcado José Luis Pires, organizador do festival taurino dos Bombeiros de Serpa; de Luis Sarmento, cronista taurino e ex-apoderado do matador Pedrito de Portugal; do antigo cavaleiro Rui Alexandre, entre outros.


Que em paz descansem.


Fotos Emílio de Jesus/Arquivo, Maria Mil-Homens, M. Alvarenga e D.R.


Humberto Pardal
José Barrinha da Cruz
Aníbal Pinto

Francisco Mendes
Manuel Lopes
João Lira
João Miguel Perdigão
José Simões Berto
D. Eduardo Guedes de Queiroz
D. João Dias Coutinho
Rui Alexandre