Pedro Maria Gomes, cabo do GFA de Lisboa, usando da palavra no Jantar de Natal que se realizou ontem na capital |
O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, capitaneado por Pedro Maria Gomes, celebrou ontem a quadra natalícia com o seu tradicional jantar de convívio que reuniu todos os elementos actuais com suas famílias, e algumas das suas mais emblemáticas glórias, caso, entre outros, de José Augusto Baptista, de José Jorge Pereira e do antigo cabo José Luis Gomes, bem como alguns amigos do grupo, como o Dr. Jorge Machado, reputado neurocirurgião e excelente aficionado.
O jantar teve lugar no Restaurante "Adega do Kais", em Lisboa, e foi antecedido, como aconteceu nos últimos anos, da celebração de uma Santa Missa na Igreja de São João de Deus em memória de todos os antigos forcados já falecidos.
O GFA de Lisboa participou nesta temporada em 16 espectáculos, pegando 47 toiros e utilizando 12 forcados de cara. Alcançou o significativo recorde de pegar 30 toiros à primeira tentativa. Os restantes foram: 8 toiros à segunda, 6 à terceira, 2 à quarta e um à sexta.
Depois de um ano de 2022 muito atípico, em que pegou em apenas sete espectáculos, o GFA de Lisboa marcou esta temporada presença em 16 espectáculos, como em cima referimos.
A nosso ver e embora não tenhamos ainda dados estatísticos que nos possam elucidar sobre o número de espectáculos tauromáquicos que se realizaram em 2023 em Portugal, continuamos a considerar que, apesar de ter participado em mais do dobro das corridas do ano anterior, um grupo de forcados como o de Lisboa (dos primeiros!) deveria - e merecia - ter estado presente em muitas mais corridas do que apenas 16.
Moral da história: há grupos de forcados a mais. E os melhores continuam a ser prejudicados por essa anomalia.
Fotos D.R.
Antigos e actuais forcados: a grande família GFA de Lisboa |
Pedro Lapa (à direita), sobrinho do antigo forcado António Lapa (de Salvaterra), despediu-se este ano das arenas e o Grupo homenageou-o ontem |
Antigo cabo José Luis Gomes e algumas glórias do Grupo |
Em primeiro plano: José Jorge Pereira e Dr. Jorge Machado |