sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

A Figura do Ano - Tomás Bastos

A apresentação em público do jovem novilheiro Tomás Bastos (16 anos), ao lado de Morante de la Puebla, na corrida do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira e a posterior confirmação de que nada acontecera por acaso, em Setembro na Moita e em Outubro outra vez na "Palha Blanco", foram, a nosso ver, os casos e a Figura que marcaram o ano de 2023 em Portugal.

Filho do bandarilheiro retirado David Antunes, sobrinho neto do saudoso Maestro José Júlio e do também antigo bandarilheiro Dário Venâncio, o jovem Tomás andava há já alguns anos a mostrar o que valia a assistências privadas e longe dos olhares públicos. Dentro do meio taurino, o seu nome já era referido como uma promessa segura e firme. O grande público só o descobriu em Julho em Vila Franca.

A uma aficion desgastada por andar há anos a ver sempre mais do mesmo, Tomás Bastos devolveu um rasgo de esperança e fez aumentar-nos a fé. Vila Franca tem uma nova estrela. Andava à procura dela há muitos anos. E Portugal tem outra vez um motivo para voltar às praças e acreditar que o toureio a pé é outra vez possível. Uma luz que "Juanito" fizera brilhar de novo. E a que Tomás Bastos veio agora acrescentar outra palavra de esperança.

Ele é, para nós, a Figura do Ano!

Tomás Bastos vai debutar com picadores na próxima Feira de Olivença, na super-novilhada matinal de domingo 3 de Março. E em Portugal, na próxima temporada de 2024 pode voltar a pisar as arenas de Vila Franca e da Moita e, eventualmente, a do Campo Pequeno pela primeira vez.

Foto M. Alvarenga