segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Quando Manolo "Armillita" toureou em Lisboa em homenagem a Manuel dos Santos

Manolo Espinosa "Armillita" numa entrevista dada há um ano no México. O
famoso toureiro morreu este sábado, de cancro, aos 77 anos
Da esquerda para a direita: Manolo "Armillita", "Niño de la Capea", Vitor Mendes,
Rui Bento Vasquez e José Luis Gonçalves, vendo-se ao fundo, atrás, um dos
picadores intervenientes e também o cavaleiro Rui Salvador

Manolo Espinosa "Armillita", o célebre matador de toiros mexicano que no passado sábado morreu com 77 anos no seu país, vítima de cancro e que em 14 de Setembro de 1939 nasceu na cidade de Lisboa, onde seu pai, "Armillita Chico", cumpria temporada, actuou uma única vez entre nós, no ano de 1995, num festival que se realizou na praça de toiros do Campo Pequeno em homenagem à memória de Manuel dos Santos - uma efeméride que o "Farpas" aqui recorda hoje.
Manuel Espinosa "Armillita" veio propositadamente a Lisboa, ao tempo com 57 anos de idade, para participar neste festejo organizado por José Tinoca e Vitor Escudero, representando o México, um país onde Manuel dos Santos fora ídolo nos seus tempos de toureiro.
O festejo realizou-se a 28 de Setembro de 1995 e teve (cartaz ao lado) o apoio dos jornais "Correio da Manhã" e "O Título", semanário ao tempo dirigido por Miguel Alvarenga.
O festival, que contou com a actuação de picadores, teve cartel formado pelos cavaleiros Luis Miguel da Veiga e Rui Salvador e pelos matadores Manolo Espinosa "Armillita", "Niño de la Capea", Vitor Mendes, Rui Bento Vasquez e José Luis Gonçalves. Pegou uma Selecção de Forcados comandada por Rui Souto Barreiros e lidaram-se novilhos-toiros oferecidos por distintos ganadeiros.

Fotos D.R.