terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Cartaz das Fallas rende tributo ao malogrado Manolo Montoliu



O cartaz anunciador da próxima Feira de las Fallas, em Valência (ao lado) rende homenagem ao bandarilheiro valenciano Manolo Montoliu (foto), quando se assinala o 25º aniversário da sua colhida mortal na Real Maestranza de Sevilha.
O cartaz, uma obra de José Ramón Lozano, recorda o malogrado toureiro que chegou a ser matador de toiros - tomou a alternativa em Castellón a 2 de Março de 1986 apadrinhado por Júlio Robles com o testemunho de "Espartaco" - e depois exerceu a profissão como bandarilheiro, tendo actuado às ordens de vários toureiros famosos, entre os quais "El Soro", Paco Ojeda, Antoñete, Vitor Mendes, Luis Francisco "Esplá" e José Maria Manzanares (pai).
Filho do famoso matador Manolo Montoliu, tem agora como seguidores nas arenas seus dois filhos Manuel e António.
Manolo Montoliu morreu quando bandarilhava o toiro "Cabatisto", de 596 quilos, da ganadaria de Atanázio Fernández, na Maestranza de Sevilha a 1 de Maio de 1992. Actuava nessa tarde na quadrilha de Manzanares, que repartia cartel com "Niño de la Capea" e Ortega Cano.
Sofreu uma cornada brutal mesmo no centro da arena quando o toiro o colheu com o piton esquerdo e, como depois referiu o Dr. Villa, cirurgião da Real Maestranza, "lhe abriu o coração em dois, como se fosse um livro". Deu entrada na enfermaria já sem vida.

Foto D.R.